Projecto Rios

Atividades, Destaque, Rios — By on 20/01/2010 17:52

Projecto Rios

O Projecto Rios é um projecto que visa a participação social na conservação dos espaços fluviais. A implementação deste projecto pretende dar resposta à visível problemática, de âmbito nacional e global, referente à alteração e deterioração da qualidade dos rios e à falta de um envolvimento efectivo dos utilizadores e da população em geral.
Este projecto, pela metodologia que utiliza, de observação simples, mas rigorosa é de fácil aplicação e desenvolvimento. Pretende promover a curiosidade científica e implementar o método científico experimental, através da recolha e registo de informações e dados geográficos, físico-químicos, biológicos, eventos históricos, sociais e etnográficos, contribuindo assim para a melhoria do espaço estudado e da qualidade fluvial global.

É um projecto de Educação Ambiental que contribui para a implementação de soluções sustentadas para os problemas dos ecossistemas fluviais. Para além da vertente técnica, este projecto visa também a tomada de consciência ambiental, baseada na participação voluntária e activa dos cidadãos (vertente social).
A nossa escola resolveu aderir a este projecto, no âmbito da disciplina de Geografia, com a participação directa da turma do 8º C, adoptando um troço do rio Lima. Este conta com a cooperação do Centro de Monitorização Interpretação Ambiental de Viana do Castelo.
A primeira monitorização teve início no mês de Outubro, onde registámos, numa ficha de identificação, informações sobre o troço do rio que adoptámos. Nessa ficha, registamos dados relativos à poluição, às características da fauna e flora existentes, da água do rio e ainda fizemos o levantamento do património existente nas suas margens.
Ao longo do 2º período, iremos fazer uma acção de melhoria, com o objectivo de sensibilizar a comunidade escolar para a importância da preservação dos ambientes aquáticos.
No 3º período, faremos uma segunda monitorização, para registar as alterações verificadas no rio, desde da primeira monitorização. Os dados recolhidos serão enviados, no final do ano, para a base de dados nacional.

Comments are closed.

Você é o Visitante nº

contador de acesso grátis

Muito Obrigado!