Bronze Nas Olimpíadas da Química Júnior

Destaque, Referências — By on 18/04/2012 10:35

Realizaram-se no passado dia 14 de Abril na Universidade de Trás-os –Montes e Alto Douro as Olimpíadas da Química Júnior 2012. Este evento também teve lugar no mesmo dia da parte da tarde em todas as outras universidades do país, e é organizado pelos Departamentos de Química em parceria com a Sociedade Portuguesa de Química.

A iniciativa pretende divulgar a Química como ciência experimental, dinamizar o seu estudo e ensino, despertar o interesse por esta ciência, cativar vocações para carreiras científico- tecnológicas entre os alunos do 8º e 9º anos e também aproximar as escolas e universidades.

O Agrupamento Vertical de Escolas da Correlhã participou nestas Olimpíadas com uma equipa “ as moléculas ” da qual fizeram parte os alunos do 9º ano, Ana Carolina Rodrigues Leitão, Jacinta de Fátima Castro Pereira e José Pedro Freitas Torres Lima.

Na UTAD, participaram 14 escolas do norte do país cujas 28 equipas prestaram provas.  Uma delas consistiu na resolução de questões teóricas e a outra foi realizada nos laboratórios com questões baseadas na observação de montagens experimentais.

Paralelamente, os professores acompanhantes das equipas participantes, participaram num Workshop de Gastronomia Molecular e saborearam iguarias preparadas no laboratório de genética molecular por alunos dos cursos do 2º ciclo em Biotecnologia de Qualidade Alimentar.

No final das provas, foi oferecido pela Universidade um lanche a todos os alunos participantes das várias escolas e professores acompanhantes.

Ao fim da tarde foram divulgados os resultados. As três melhores equipas ganharam medalhas “ouro”, “prata” e “bronze” e um prémio  surpresa.

A equipa do Agrupamento da Correlhã conquistou o 3º lugar e cada aluno recebeu uma medalha de bronze e um prémio surpresa.

Depois dos aplausos e parabéns regressaram felizes e orgulhosos à Correlhã.

Clica nos logotipos para saberes mais: