Projeto Comenius visita Karamürsel, Iznik e Istanbul na Turquia

Projetos / Exposições — By on 22/10/2012 11:45

O Projeto Comenius, “Protecting Nature is Preserving Life”, encontra-se no seu segundo ano de atividades. Assim sendo, na semana do dia 8 a dia 12 de Outubro de 2012, seis alunos e três professores da nossa escola participaram num encontro na Turquia. Este quarto encontro decorreu na escola “ATATÜRK İLKÖĞRETİM OKULU”, na localidade de Karamürsel, na Turquia.

Neste encontro de culturas tão diferentes onde o ocidente e o oriente se tocam, tanto os alunos como os professores foram recebidos de uma forma muito calorosa. As famílias que acolheram os nossos alunos foram muito afáveis, demonstrando logo desde o primeiro minuto muito carinho para com estes meninos e meninas que se encontravam muito longe das suas famílias. Muitos laços de amizade foram criados e no momento da despedida, muitas lágrimas foram vertidas.

Quanto ao trabalho desenvolvido no Projeto, os professores reuniram em sessões de trabalho para uma vez mais estabelecerem o ponto da situação e organizarem as tarefas a serem executadas durante os próximos meses. Os alunos participaram em atividades letivas de carácter artístico e lúdico. Os nossos anfitriões também proporcionaram algumas visitas, sendo estas ao Jardim Botânico, às casas do primeiro presidente da Turquia (Mustafa Kemal Atatürk), ao Museu e outros locais históricos de Iznik (onde alunos e professores tiveram a oportunidade de pintar pratos de cerâmica) e a Istanbul onde se visitou o Museu Santa Sofia, a Mesquita Azul, o Palácio Topkapi e a Cisterna Yerebatan.

Foi um encontro que marcou todos os intervenientes de uma forma muito positiva. Partimos não só enriquecidos a nível cultural mas com muitas saudades de um povo que não só abriu a porta do seu país e das suas casas como também dos seus corações.

Os Professores Coordenadores,

Merceana Silva