Projeto Comenius na Escola da Correlhã.

Destaque, Projetos / Exposições — By on 26/05/2013 20:13

O Projeto Comenius 2011/2013, intitulado “Protecting Nature is Preserving Life” está na sua reta final. Nas poucas semanas de aulas que ainda restam deste ano letivo, algumas atividades do projeto encontram-se em vias de serem finalizadas, tais como inquéritos aos alunos participantes no tocante ao que aprenderam ao longo destes dois anos letivos nas diversas atividades do projeto, e vários artigos que estão a ser produzidos para a revista do segundo ano do projeto.

Mas o ponto alto desta reta final foi, sem dúvida, o último encontro entre professores e alunos envolvidos no projeto que decorreu na passada semana do dia 13 ao dia 17 de maio. Encontro este que, como Coordenadores Europeus do referido projeto, decorreu na nossa escola, na EBI/JI da Correlhã.

A semana teve início curiosamente no fim-de-semana do dia 11 e 12 de maio quando as diferentes delegações foram chegando. Os professores foram conduzidos ao seu local de alojamento e os alunos foram entregues às famílias dos alunos da nossa escola. As amizades começaram logo a produzir efeito a partir da entrega, alguns já se conheciam de algumas visitas anteriores, outros pelo contacto através da rede social Facebook, onde o Projeto também tem uma conta, e outros ficaram a conhecer-se pela primeira vez.

A abertura oficial das atividades da semana foi no dia 13 de maio, como já referido em notícia anteriormente publicada. Os nossos alunos, vestidos com trajes Minhotos, foram aos pares receber ao portão cada grupo de cada país estrangeiro e acompanharam-nos até ao pavilhão gimnodesportivo, onde decorreram as cerimónias de boas vindas. Já no pavilhão gimnodesportivo, a Presidente da CAP, Dr.ª Manuela Araújo, e a Coordenadora do Projeto Comenius, Profª Merceana Silva, deram as boas vindas aos convidados, o Clube de Música cantou vários temas e os alunos das turmas envolvidas no projeto dançaram várias danças folclóricas, tendo sido ensaiados pela Profª Carla Alves. Os convidados também tiveram oportunidade de participar nestas danças. O fecho da cerimónia deu-se quando cada país recebeu da mão de um aluno uma prenda, uma boneca de Viana com traje de noiva, feita pela Profª Carla Alves. Após a receção, os professores seguiram para uma sala onde decorreu a primeira sessão de trabalho do encontro e os alunos estrangeiros acompanharam os seus novos amigos para salas de aula. Ao meio dia, os professores e seis alunos Italianos (os alunos mais novos do grupo – 9/10 anos) dirigiram-se para o Centro Educativo da Facha, onde foram recebidos de uma forma entusiástica pelos alunos deste centro educativo, com uma canção de boas vindas e prendinhas para cada país, professores e alunos receberam galos de Barcelos em miniatura. Houve igualmente uma visita às instalações da escola, e um almoço na cantina da escola. Os nossos convidados ficaram maravilhados com a riqueza e sabor da comida confecionada nas nossas cantinas, elogiando as cozinheiras. Também ficaram deslumbrados com as instalações e a localização do centro educativo.

De tarde, os professores seguiram para a Câmara de Ponte de Lima, onde o Presidente, o Exmº Sr. Victor Mendes e a sua equipa recebeu calorosamente todo o grupo. A Presidente da CAP, Drª Manuela Araújo, e o Exmº Sr. Presidente da Câmara deram as boas vindas e falaram um pouco da História e do Património de Ponte de Lima e também da importância destes intercâmbios a nível cultural e também do tema do projeto que se relaciona com a proteção da natureza e a preservação da vida. No fim, cada país presenteou o Presidente da Câmara e a sua equipa com lembranças do seu país de origem. Após este encontro, os professores juntaram-se aos alunos no Largo de Camões para dar início ao Peddypaper. As equipas de alunos e professores, à medida que percorriam a vila, aprendiam um pouco sobre a História e o Património da Vila de Ponte de Lima. No entanto, ainda houve paragens especiais, uma no Café da Mercearia e outra na Torre da Cadeia, onde cada equipa provou sabores da região. Foi um primeiro dia em cheio, em que os nossos convidados ficaram a conhecer as nossas escolas e a nossa região.

O resto da semana seguiu-se com diversas atividades. Para os professores, estas consistiram num workshop sobre terapias caseiras, uma visita a Viana do Castelo, uma visita ao Porto, sessões de trabalho onde se fizeram o ponto da situação do projeto e onde se organizou as restantes atividades do projeto e ainda houve uma descida do Rio Lima em canoas. Para os alunos, houve um Ateliê de Artes, um Ateliê de Química em que os alunos aprenderam a fazer sabonetes de glicerina, uma visita de estudo às Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos para uma atividade que se intitulava “Meio-dia em Mundo Rural”, como também a descida do Rio Lima em canoas com os professores. Também tiveram a oportunidade de assistirem a algumas aulas.

Este encontro terminou com um jantar final no dia 16 de maio. O jantar foi confecionado pelas Assistentes Operacionais da nossa escola, a quem muito agradecemos a disponibilidade e o empenho ao providenciarem um jantar para cerca de 100 pessoas com entradas, dois pratos principais e sobremesas. O jantar também contou com a ajuda dos Formadores e alunos do Curso de Educação e Formação de Mesa e Bar, com o serviço de mesa e a decoração do espaço e das mesas, em que o tema central era “A Nossa Região – O Minho”. A meio do jantar, “O Rancho Folclórico da Correlhã” fez a sua magnífica entrada na sala cantando um tema Minhoto, e houve uma apresentação dos diferentes trajes minhotos. De seguida, dançaram vários temas e danças minhotas, terminado com o envolvimento do público na dança folclórica. Seguiram-se discursos de agradecimento a todos os envolvidos na organização e preparação desta semana. Houve também lugar para algumas lágrimas derramadas, pelas amizades criadas ao longo de dois anos e das saudades que se irão sentir.

Como coordenadores deste projeto fazemos um balanço positivo do encontro e de todo o projeto desenvolvido ao longo destes dois anos. Quando o projeto terminar, tanto os alunos como os professores sairão mais enriquecidos a todos os níveis: cultural, social, e ambiental.

 

Um bem-haja a todos os que contribuíram de forma direta ou indireta para o sucesso do encontro em Portugal como também do sucesso do projeto em si.

 

Os Professores Coordenadores,

                                                                                                                   Merceana Silva

                                                                                                              José Negrão

Comenius_2013 atlier

Comments are closed.

Você é o Visitante nº

contador de acesso grátis

Muito Obrigado!