Mini Europa na nossa comunidade

Atividades, Clube Europeu, Destaque — By on 08/12/2009 9:50

Consciente da importância de que se reveste o reforço da dimensão europeia na Educação, o Agrupamento de Escolas da Correlhã tem vindo a dinamizar projectos internacionais, nomeadamente o Clube Europeu e o Projecto Comenius “European Cultural Interrailing”, proporcionando, através de uma cooperação transnacional entre escolas, novos conhecimentos culturais activadores de novas aprendizagens e saberes, capazes de promover cidadãos livres, responsáveis, autónomos e solidários para uma vivência cívica e cultural à escala europeia.

Esta é uma das vertentes educativas do Agrupamento de Escolas da Correlhã, localizado na Correlhã, concelho de Ponte de Lima.

No âmbito do Projecto Comenius, o Agrupamento de Escolas da Correlhã em parceria com escolas de Itália, Dinamarca, Holanda, República Checa, Irlanda, Grécia e Turquia tem vindo a realizar diversas actividades ao longo destes dois anos lectivos.

Com base nas similaridades e diferenças culturais, os alunos investigam e exploram aspectos da sua própria cultura e partilham-nos com os seus colegas de outros países.

No último ano lectivo os nossos alunos visitaram a Itália e Dinamarca e participaram nas diversas actividades promovidas por estas escolas.

As pontes estão estabelecidas e os primeiros resultados são bem visíveis, pois os alunos utilizam a Internet para comunicarem activamente e já começam a surgir intercâmbios familiares à margem do “European Cultural Interrailing”.

Na semana de 22 a 27 de Novembro a nossa escola e as familias da Correlhã tiveram o privilégio de receber em suas casas alunos de diversos países da Europa.

Nesta óptica, o nosso projecto “European Cultural Interrailing” representa a ligação contínua entre o Passado, o Presente e o Futuro.

Em súmula, partilhar o conhecimento da cultura de cada uma das nações contribui para a compreensão e tolerância entre os diversos parceiros comunitários envolvidos.

Actualmente, e mais do que nunca, uma Europa unida é o principal veículo para um desenvolvimento sustentado e integrado.

Tal conceito só se consegue com a união de todos e dando a voz a todos, através do estabelecimento de laços de amizade e cooperação entre os diferentes estados, respeitando sempre a diversidade cultural e linguística.

Assim, se conseguirá a Europa de amanhã que possa proporcionar condições de verdadeira cidadania a todos os jovens europeus.

Tags: