Marcelo Amaral Campeão Nacional de Canoagem do Desporto Escolar

Destaque, Referências — By on 20/05/2014 12:23

As Finais Nacionais do Desporto Escolar decorreram durante 3 dias, em Lisboa, em 19 diferentes modalidades individuais e coletivas, entre as quais a Canoagem, que se realizou na doca dos olivais, no parque das nações.

Em representação da D.R.E. Norte estiveram presentes 6 canoístas e 1 Árbitro, acompanhados por 1 professor, estando representadas 4 Escolas de Ponte de Lima.

O aluno da E.B.I./J.I. da Correlhã – MARCELO AMARAL, sagrou-se Nacional Absoluto Juvenil de Canoagem do Desporto Escolar, no somatório das regatas de Slalom, Velocidade (200 m) e Resistência (2 km). O facto é ainda mais brilhante porque o Marcelo ainda é iniciado, sendo 2 anos mais novo que o 2.º e 3.º classificados.

Logo na 6.ª feira, numa prova de 1 minuto, que não contava para a classificação, o Marcelo foi, de entre os 49 alunos de ambos os géneros, o que fez a maior distância no ergómetro. Era um bom pronúncio para a prova de velocidade!

No sábado de manhã o Marcelo obteve o 3.º melhor tempo masculino, no conjunto das duas regatas de slalom, entre os 28 participantes.

À tarde, na eliminatória dos 200 metros, teve dificuldade na largada, mas ainda foi a tempo de ganhar e de se apurar para a final com o 4.º melhor tempo. Na final, foi limpinho, limpinho e com mais de 1 barco de avanço, subindo para 2.º da geral a 1 ponto do líder e deixando o 3.º classificado a 4 pontos de distância, para o último dia!

Para a regata final da manhã de domingo, que iria decidir o Campeão Nacional estavam alinhados os 9 melhores classificados, entre os quais o Roberto Maciel e o José Fernandes, das escolas de Arcozelo e António Feijó. A estratégia da equipa, para o Marcelo garantir uma medalha, passava por colocar estes 2 atletas entre ele e os adversários diretos, para lhes retirar pontos. O 2.º. objetivo passava por o Marcelo ficar à frente do líder da geral, para se garantir a medalha de ouro.

O Marcelo liderou, do princípio ao fim, a regata de resistência num percurso de 2 km com duas passagens pelo oceanário, seguido de perto pelo líder absoluto até ao 1.º km. A partir daí disparou para a meta, vencendo a regata com tranquilidade, seguido pelo Maciel (2.º) e pelo Zé Fernandes (4.º).

O 1.º lugar na regata permitiu-lhe somar um total de 82 pontos, sagrando-se Campeão Nacional, com mais 5 pontos que o 2. classificado.

DSC06059 DSC06060 MARCELO 5 MEDALHA DSC06042