OURO NA ESCOLA EBI/JI DA CORRELHÃ

Destaque, Projetos / Exposições — By on 13/04/2015 16:22

1º Lugar nas Olimpíadas da Química Júnior 2015 na UTAD em VILA REAL.

A escola EBI/JI da Correlhã conquistou o 1º lugar nas Olimpíadas da Química Júnior 2015 que se realizaram no passado dia 11 de Abril na Universidade de Trás- os Montes e Alto Douro em Vila Real. A equipa os “Lantanídeos” constituída pelos alunos José Miguel Rocha Gonçalves (9º ano), Bruno Ricardo Leitão Faria ( 9º ano) e Rute Isabel Aires Martins (8º ano) foi condecorada com a medalha de ouro. A estes alunos foi também oferecido um diploma e um kit para realização de experiências da “ Science 4 you”.
Além desta equipa também participou outra, os “Actinídeos” com os alunos” Rita Isabel Rodrigues Leitão (9º ano), Luísa Sousa Lima (8º ano) e Sara Beatriz Dias Fernandes (8º ano).
Este evento também teve lugar no mesmo dia da parte da tarde em todas as outras universidades do país, e é organizado pelos Departamentos de Química em parceria com a Sociedade Portuguesa de Química.
Esta iniciativa pretende divulgar a Química como ciência experimental, dinamizar o seu estudo e ensino, despertar o interesse por esta ciência, cativar vocações para carreiras científico- tecnológicas entre os alunos do 8º e 9º anos e também aproximar as escolas e universidades.
Na UTAD, participaram 12 escolas do norte do país cujas equipas prestaram provas. Uma delas consistiu na resolução de questões teóricas e a outra foi realizada nos laboratórios com questões baseadas na observação de montagens experimentais.
Paralelamente, os professores acompanhantes das equipas participantes, participaram numa visita guiada ao Jardim Botânico e ao museu de Geologia desta Universidade.
No final das provas, foi oferecido pela Universidade um lanche a todos os alunos participantes das várias escolas e professores acompanhantes.
Ao fim da tarde foram divulgados os resultados. As três melhores equipas ganharam medalhas de “ouro”, “prata” e “bronze” .
Depois dos aplausos e parabéns os alunos regressaram felizes e orgulhosos a Ponte de Lima e com a sua medalha de ouro ao peito.
Os “ Lantanídeos” ficaram assim apurados para participarem na final das Olimpíadas da Química Júnior no dia 9 de Maio, na Universidade do Minho.

Altominho_Ouro_1

grupo