Correlhã e as Suas Culturas – Festival dos Jardins

Destaque, Projetos / Exposições — By on 20/11/2015 9:41

Os alunos da Escola Básica da Correlhã, após a pesquisa realizada, escolheram representar no seu jardim as culturas da freguesia que acolhe a instituição de ensino. Para os autores, as suas culturas devem ser entendidas no duplo sentido da cultura agrícola, neste caso do linho, e dos aspetos culturais, como sejam o artesanato e os ranchos folclóricos da Correlhã.
Revelando, desde logo, um claro sentimento de orgulho pela sua terra, os autores optaram por colocar e destacar o brasão da Correlhã. Em torno deste elemento, surge a representação de um campo de linho, ao qual está associado um conjunto de referências sobre as propriedades medicinais e têxteis, bem como aos produtos e subprodutos com origem nesta cultura. A ilustração do campo de linho pretende ainda evidenciar o peso das atividades do setor primário na localidade. A alusão ao artesanato é concretizada pela toalha de linho colocada sobre uma mesa que, em simultâneo, remete para os espaços de recreio ao livre de que a freguesia dispõe, nomeadamente junto ao rio Lima e no Santuário da Nossa Sra. da Boa Morte.
Como pano de fundo, o jardim possui uma tela na qual, para além da fotografia dos autores, surge a merecida referência aos grupos folclóricos da freguesia, coletividades que, em paralelo à disseminação da cultura e do nome da terra, detêm a capacidade, entre outras, da reunião de elementos de distintas gerações em torno da dança e do trajar. O próprio traje, para além de incluir peças em linho, referencia outras “artes e ofícios”, como a tamancaria e os bordados.

Veja o Livro editado clicando sobre o título abaixo:

http://www.agrupamento-correlha.com/revista/ Correlha_BookJardins.pdf

correlha

Comments are closed.

Você é o Visitante nº

contador de acesso grátis

Muito Obrigado!