200 Alunos da Correlhã Viajaram por 22 Países Europeus

Clube Europeu, Destaque — By on 15/02/2016 16:57

No concelho de Ponte de Lima, nos últimos dez anos os alunos da freguesia de Correlhã têm tido a oportunidade de conhecer a Europa de lés-a-lés, visitando 22 países e 50 cidades europeias. No total, entre os vários projetos, para os alunos da Escola EB 2,3/JI da Correlhã foram mais de 70 horas de voo, cerca de 70.000 quilómetros entre os diferentes países e ainda milhares de quilómetros percorridos em comboios, por toda a Europa. “Foram quase duas voltas ao mundo”, garante o coordenador, José Negrão.

O Diogo Pisco, com 13 anos de idade, já teve oportunidade de viajar até 8 países europeus através de uma iniciativa desta escola pública. Os diversos projetos europeus promovidos pelo Agrupamento de Escolas de Ponte de Lima permitiram ao jovem conhecer diversos países, entre o 5º e o 9º ano de escolaridade, passando pela Suécia, Suíça, França, Luxemburgo, Alemanha, Bélgica, Holanda e Inglaterra. Para este ano, já está marcada nova viagem e o Diogo vai conhecer o País de Gales.

“Por curiosidade, temos um aluno, que é o Diogo Pisco, que é um aluno que tem estado sempre muito empenhado nestas iniciativas. No primeiro dia de aulas, questiona-nos logo sobre o que tem de fazer para participar na próxima viagem. Está numa escola pública e, entre o 5º e o 9º ano, já conseguiu visitar 8 países”, garante o responsável.

“A ideia foi criar projetos para dar uma dimensão europeia à escola e à comunidade, nomeadamente aos alunos da Correlhã e freguesias limítrofes. Todos os anos, um grupo de 14 alunos visita um, dois, três ou vários países da Europa”, conta José Negrão.

“Todos os alunos, no início do ano, podem participar e inscrever-se no Clube Europeu. Até ao mês de dezembro são realizadas diversas atividades de caráter pedagógico, em que eles têm de fazer um trabalho de investigação sobre a Europa e fazem um teste escrito sobre conteúdos sobre a Comunidade Europeia. Vão também vendendo algumas t-shirts, com materiais que nós damos, e que eles estampam na escola. O conjunto da pontuação obtida, as vendas, a classificação do trabalho e do teste vão selecionar os 14 alunos finalistas”, que depois vão trabalhar para angariar verbas que permitam estas viagens.

“Até junho, participam em várias atividades de angariação de fundos: venda de rifas, organização de teatros e feiras, jantar comunitário. Com o resultado dos fundos obtidos, acabam por pagar as despesas da viagem”, revela o professor.

“A mais-valia que estes miúdos têm, sem dúvida que é conhecerem e percorrerem novos países. Levamos os meninos a universidades, para eles conhecerem, para um dia poderem dar continuidade a esta aventura. Já temos ex-membros deste Clube Europeu a estudar e a trabalhar fora do país”, conta José Negrão, dizendo que “é sempre com um sorriso que vemos a felicidade deles e vivemos estes momentos com eles”.

Para além dos projetos Comenius, o agrupamento limiano, em parceria com escolas de Itália, Dinamarca, Grécia, Turquia, República Checa e Holanda, promoveu o “European Cultural Interrailing”, realizando diversas atividades entre 2008 e 2010.

Depois, entre 2011 e 2013, o projeto “Protecting Nature is Preserving Life”, desenvolveu novas parcerias e viagens, desta vez com escolas de Itália, Dinamarca, Suécia, País de Gales, Lituânia, e Turquia.

Neste momento, está a ser desenvolvido o Clube Europeu, que continua a apresentar vitalidade, com a preocupação de desenvolver competências ao nível da dimensão europeia. Abrir os horizontes dos alunos a nível internacional, criando-lhes um verdadeiro espírito europeu, permitir trocas de experiências que favoreçam a sua maturidade cívica e sócio afetiva, desenvolver hábitos de compreensão e tolerância, são alguns dos objetivos deste projeto.

laponia_2010

holanda_2015-768x576

Comments are closed.

Você é o Visitante nº

contador de acesso grátis

Muito Obrigado!