Viagem pelo sistema solar e pelo teatro.

Atividades — By on 03/03/2016 10:49

No dia 2 de março, todos os alunos do 7º ano do Agrupamento de Escolas de Ponte de Lima, Escola E.B.I/J.I da Correlhã, foram em visita de estudo ao Porto e Matosinhos, para dar cumprimento às atividades planificadas no âmbito dos grupos disciplinares de Português e Ciências Físico-Químicas.
Na parte de manhã, deslocaram-se ao Planetário – Centro de Astrofísica da Universidade do Porto- onde assistiram a um filme imersivo do tipo documentário educativo e uma apresentação sobre o céu visto da Terra, onde puderam efetivar aprendizagens mais apelativas, porque interativas, relativas a conhecimentos científicos associados à temática do sistema solar.
O Planetário, com o seu moderno sistema de projeção digital e informático, que abriu ao público em junho de 2015, permitiu simular uma viagem pelo Universo. Em cadeiras reclináveis e a bordo de uma nave, todos os participantes nesta visita partiram rumo a uma aventura pelo espaço. E da Terra, sob um céu estrelado, observaram as constelações da Ursa Maior, Ursa Menor, Cassiopeia, etc. Localizaram a Estrela Polar, e entre outras estrelas viram a estrela Sirius, a mais brilhante do céu. Deixaram o planeta Terra e foram até à Lua, ao planeta vermelho, Marte, onde assistiram ao nascer do Sol. Atravessaram a cintura de asteroides e foram até aos planetas anões. Viram também a Via Látea e outras galáxias.
Os alunos ainda assistiram e participaram numa sessão denominada, “ À descoberta do sistema solar “ sob orientação de um monitor e que ocorreu no laboratório de astronomia. Foram explorados três temas: as forças, as radiações e o volume aplicados ao sistema solar. De uma forma simples, os alunos experienciaram os efeitos das forças que se exercem entre todos os corpos. Relacionaram o peso e a massa e através de uma balança dinamómetro determinaram o seu peso em Marte. Sobre o volume, os alunos calcularam o número de planetas como a Terra, que são necessários para preencher o planeta Júpiter. Tentaram encher um modelo de Júpiter com bolas que representavam a Terra. Identificaram ainda as radiações emitidas pelo Sol, mas não foi possível observar as suas manchas com um telescópio, devido à chuva.
Com um intervalo destinado ao almoço no “Mar shopping”, da parte de tarde, dirigiram-se para Lavra, onde os esperava um espetáculo teatral levado à cena pela companhia “Teatro D`Encantar” para assistiram à peça que será lecionada na disciplina de Português “Leandro, Rei da Helíria”, de Alice Vieira, com encenação de Bruno Cunha. “Uma bela história de tradição popular, com um enredo em muitos aspetos semelhantes ao de “Rei Lear”, de Shakespeare. Uma história de amor, de ingratidão, de sonhos, de remorsos, de viagens de aprendizagem e de muito mais…”. Houve uma interação com os alunos, que se mostraram muito recetivos e atentos às mensagens veiculadas, trabalho a ser lecionado na aula de português, conforme planificação. Ficou bem latente nos seus olhares que o “Teatro é arte, mas também sempre foi educação.”
Neste espetáculo teatral, uma aluna do 7º A, Maria Beatriz, e a docente Alcinda Magalhães, foram contempladas no sorteio oferecido pela Raiz Editora, que muito regozijou o grupo da Correlhã.
Alcinda Magalhães
Maria Isabel Durana