Início do Projecto Mundo Rural

Atividades — By on 27/10/2016 17:14

Apesar de geograficamente o Jardim de Infância da Correlhã se enquadrar num ambiente próximo ao mundo rural, hoje em dia a maioria das crianças desconhece a origem dos produtos que consome ou, simplesmente, não consegue reconhecer um determinado animal. As crianças de hoje serão os adultos de amanhã e, quer a nível nacional ou europeu, é importante que se descubram e valorizem as capacidades de um respectivo país (nomeadamente em termos rurais e agrícolas), contribuindo para a sensibilização do espaço geográfico, socioeconómico, cultural e urbano.
O projecto Mundo Rural, desenvolvido em parceria com a Quinta Pedagógica de Pentieiros, procura mostrar aos mais jovens o dia-a-dia da ida rural, permitindo uma aproximação directa com as vivências diárias da exploração agrícola. Esta acção é executada, por um lado, através do Núcleo de Produção Animal, que oferece a visita a parques de animais ao ar livre, assim como, estábulos, cavalariças, galinheiros, picadeiros e lagos. Por outro, através do Núcleo de Produção Vegetal que dá a conhecer viveiros, estufas, hortas pedagógicas, pomares, jardins, entre outros.
Na Quinta Pedagógica de Pentieiros as crianças tem a oportunidade de experienciar a verdadeira sensação de viver na quinta em contacto próximo com as plantas e os animais. Esta interacção desempenha um papel fundamental que tem como principal objectivo oferecer um ambiente orientado às necessidades apresentadas que, através da criatividade, desperta a imaginação e consciência da criança para o mundo natural.

Educadora Lila.

img_9017

img_9023

img_9040

img_9010

Comments are closed.

Você é o Visitante nº

contador de acesso grátis

Muito Obrigado!