Os Pais Vêm à Escola, falar do Antigamente…

Projetos / Exposições — By on 30/01/2017 16:26

Este ano o nosso projeto de sala tem como tema: “Quem sou eu…”. Pretendemos que a criança conheça a sua IDENTIDADE, a sua FAMÍLIA e o MEIO no qual está inserida.
A escola e a família devem trabalhar em conjunto para que a criança parta à descoberta de Si e do Outro de modo a se tornar um cidadão ativo.

Desafiamos os pais para virem à sala de atividades “conversar” connosco e falarem das crianças e/ou de si. Aqui deixamos uma pequena reportagem fotográfica da participação da Família nesta nossa proposta, cujos temas trabalhados foram:
Brincadeiras da minha Infância –
A Dª Adriana explicou-nos as regras do Jogo do Galo, da Macaca, do Lencinho, Cabra cega, do elástico, Estica, do Rapa, e da Zorra ou Piorra … O avô Adriano veio explicar como se “lança” a Zorra…é difícil para os mais pequenos, mas com treino e persistência tudo se consegue. Este objeto/brinquedo é feito por ele.
Profissões –
Desde cedo as crianças apresentam grande interesse pela vida dos adultos, de modo que as profissões aparecem com frequência nas suas brincadeiras de faz de conta.
Enquanto brincam elaboram e reelaboram as suas representações, colocando-se no lugar da mãe, do pai, do professor, etc.. Explorar esse tema dentro do ambiente escolar possibilita ampliar o conhecimento das crianças relativamente ao universo das profissões assim como reconhecimento, respeito e cooperação em relação às pessoas em suas diferentes funções.
O senhor Ricardo veio falar da sua profissão – G.N.R., profissão que abraça com orgulho e que se notou em todo o seu discurso nas palavras que dirigiu às crianças.

Foram duas manhãs muito divertidas
Obrigada Dª Adriana e Sr. Ricardo

Arminda Araújo / Lila Carvalho