CLUBE DA CIÊNCIA – Visita ao Laboratório

Clube da Ciência, Projetos / Exposições — By on 22/01/2011 10:05

CLUBE DA CIÊNCIA

VISITA AO LABORATÓRIO DE FÍSICO-QUÍMICA

Esta visita teve como objectivo consciencializar os alunos de que o laboratório é um local de trabalho e que há regras que devem ser respeitadas para evitar acidentes. Foi mostrado equipamento de segurança, tal como extintores de incêndio, etc… e como deve ser manuseado em caso de necessidade. Observaram um cartaz com procedimentos e regras que devem ser respeitadas. Os alunos demonstraram curiosidade e faziam muitas perguntas em relação a tudo o que observavam. Também foi explicado por que razão se usa bata no laboratório e quando se deve usar luvas, óculos e máscaras, material que eles observaram. Foram mostrados frascos de reagentes com rótulos que tinham símbolos de perigo, tendo os alunos reconhecido alguns deles pois já os tinham aprendido nas suas aulas. Realizaram com a ajuda dos professores operações simples, como por exemplo: encher um tubo de ensaio com a garrafa de esguicho, retirar um reagente sólido de um frasco com a ajuda da espátula, transferir um líquido para um frasco com ajuda de uma vareta e funil, acender e apagar uma lamparina de álcool. Assim os alunos manusearam e aprenderam o nome do material de laboratório mais comum.

No final foi feita uma avaliação da actividade pelos alunos através de um questionário distribuído pelos professores. Os alunos afirmaram que gostaram da visita, de ter trabalhado com o material de laboratório e que gostariam de realizar mais experiências.

Os Professores

Isabel Durana (Professora de Físico-Química)

Marco Chaves (Professor do 4º ano B)

– Fotos