CLUBE DA CIÊNCIA – Identificação e Manuseamento

Clube da Ciência, Projetos / Exposições — By on 25/01/2011 10:34

CLUBE DA CIÊNCIA

IDENTIFICAÇÃO E MANUSEAMENTO DE MATERIAL DE LABORATÓRIO EM OPERAÇÕES SIMPLES.

Os alunos do 4º B realizaram na sua sala algumas operações simples utilizando material de laboratório, pondo assim em prática os conhecimentos adquiridos na aula da visita ao laboratório. A maior parte conseguiu identificar o material, tendo adquirido uma boa técnica e destreza no seu manuseamento. Revelaram possuir uma motricidade fina bem desenvolvida.

Utilizaram a balança electrónica tendo realizado pesagens, rotularam frascos, utilizaram o conta-gotas, transferiram líquidos para um frasco com a ajuda do funil e vareta de vidro, utilizaram a espátula para retirarem um reagente sólido de um frasco.

No final realizaram uma ficha com símbolos de perigo, aviso, proibição e material para identificar. Também descobriram numa figura alguns comportamentos que se devem evitar no laboratório.

No final foi feita uma avaliação da actividade pelos alunos através de um questionário distribuído pelos professores. Os alunos afirmaram que gostaram de ter aprendido novos símbolos, o nome do material e de ter realizado as experiências.

Os Professores

Isabel Durana (Professora de Físico-Química)

Marco Chaves (Professor do 4º ano B)

–  Fotos