CLUBE DA CIÊNCIA – Flutua ou não Flutua?

Clube da Ciência, Projetos / Exposições — By on 31/01/2011 10:51

CLUBE DA CIÊNCIA

FLUTUA OU NÃO FLUTUA?

Os alunos do 4º B estudaram no Laboratório de Físico-Química a flutuação dos corpos, tendo realizado algumas experiências através das instruções de um protocolo.

Colocaram numa tina de vidro com água da torneira, alguns objectos: um lápis, uma régua, clips, uma borracha e uma rolha de cortiça. Observaram que a rolha de cortiça, a régua e o lápis flutuavam, a borracha e os clips iam para o fundo da tina. Os professores perguntaram porque é que uns objectos flutuavam e outros não. Os alunos responderam que os mais leves ficavam à superfície da água e os mais pesados iam para o fundo da tina.

De seguida colocaram num copo água salgada, noutro copo água da torneira e em cada um deles mergulharam um ovo. O ovo flutuava na água salgada e ia ao fundo no copo com água da torneira. Os alunos chegaram à conclusão que devido à água salgada, eles flutuavam melhor na água do mar pois já tinham experimentado essa sensação.

Por último moldaram duas bolas de plasticina e colocaram-nas numa tina com água da torneira. Foram ao fundo. Um aluno retirou do fundo a bola e a professora moldou um barco que ao ser colocado na tina flutuou, para espanto dos alunos.  Estes ficaram a saber que ao transformar a bola de plasticina num barco, o volume aumentou e por isso flutuou. Chegaram à conclusão que o mesmo acontece com os barcos, os navios.

Os alunos registaram na ficha todas as observações efectuadas e anotaram as suas conclusões das experiências.

Os Professores

Isabel Durana (Professora de Físico-Química)

– Fotos

Marco Chaves (Professor do 4º ano B)