Agir Agora …. “Estações de Sonho”

Destaque, Referências — By on 15/02/2018 9:28

Jardim de Infância da Correlhã

“IV Festival de Jardins Escolinhas”

AGIR AGORA …. “ESTAÇÕES DE SONHO”

As mudanças climáticas começaram a mudar o nosso mundo de forma inédita. Testemunhamos cada vez mais frequentemente graves inundações, seca e mudanças nas precipitações, bem como o calor e o stress hídrico. Esses fenómenos representam um impacte devastador sobre as condições de vida em muitas partes do planeta, particularmente onde muitas das crianças mais pobres do mundo vivem.
Tendo por base o tema lançado para a 4ª edição do Festival de Jardins Escolinhas de Ponte de Lima, “Clima nos Jardins”, as crianças do Jardim de Infância da EBI da Correlhã desenvolveram este jardim; a imagem utópica de um mundo abraçado pelo clima perfeito. Este é um jardim que reflete de forma clara o balizamento do tempo e do agora. O seu desenho promove o equilíbrio perfeito entre a natureza e o homem, fazendo-nos ver a importância e a beleza de um mundo que segue o seu rumo natural. Aqui, as cores simbolizam a magia da transição das estações e as árvores o manto que o mundo deve carregar a cada época. Os traços, esses são dinâmicos e expandidos, mas ao mesmo tempo tranquilos, tal como a fluidez do desenrolar da vida.
As nossas crianças merecem viver num mundo livre da vida ameaçada pelos efeitos das mudanças climáticas. Dada a esmagadora evidência científica sobre os perigos destas alterações, é clara a necessidade e, consequentemente, a oportunidade que temos para alterar o seu curso e o seu fim anunciado. Não há desculpa para não agir ambiciosamente. Não há desculpa para não agir agora. AGORA é o tempo de agir.

Lila Carvalho