Semana da Leitura 2018

Biblioteca, Destaque, Projetos / Exposições — By on 16/04/2018 14:56

O Jardim Escolar e o 1º ciclo, construíram um estendal de histórias, integrado na semana da leitura, no dia 9-4-2018 e no dia 10 de abril com a ajuda de molas as histórias foram sendo colocadas nesse estendal para toda a comunidade educativa poder ler. Muito Bem!

Os alunos do 7º D, acompanhados pela Professora Diná Marques realizaram dia 10-4-2018, uma atividade que consistiu na leitura dramatizada e declamação de poemas pelas salas de aulas da Escola da Correlhã. Do Jardim de Infância ao 1º, 2º e terceiro ciclo, foi uma atividade muito cativante!

A turma do 9º A, acompanhada pela Professora Diná Marques, deslocaram-se dia 11-4-2018 às 11 horas, ao Centro de Dia da Correlhã onde recitaram poemas elaborados pelos próprios alunos, leram quadras populares interpretaram canções populares onde os presentes se envolveram nesta atividade. Foi uma hora bem passada…

Dia 12-4-2018, os alunos do 1º ciclo, nomeadamente o 1º e o 2º ano e os amiguinhos do jardim infantil, participaram na parte da manhã, numa atividade integrada na semana da leitura onde foi abordado por uma animadora a obra” A raposinha matreira tornou-se cantadeira”.
No período da tarde os alunos do 3º e do 4º ano, participaram numa atividade semelhante desta feita com um animador que trouxe a versão da obra” A história engraçada de uma biblioteca abandonada.”
Momentos muito alegres com muita interação de todos os participantes.

Mais 3 atividades em sequência, dia 12-4-2018, realizadas na biblioteca, pelas turmas 6º C que representaram um excerto de “Ulisses” de Maria Alberta Menéres, sob orientação da Professora Carla. A leitura dramatizada feita pelo 5º C “O Caracol que queria mudar de planeta.”, sob orientação da Professora Irene Machado e um excerto da obra “Leandro o Rei da Helíria” pelo 7º B, sob orientação da Professora Manuela Silva.
Agradecimento ao Professor Hipólito e à aluna Mariana Portela pelas belas fotos conseguidas.

Fotos das 3 atividades

No penúltimo dia da semana da leitura 2018, mais atividades foram realizadas. Assim a turma do 6º A e B, realizaram um cartaz alusivo à semana da leitura onde foram afixados poemas e frases sobre escritores, sobre a orientação da Professora Esperança. Também a Professora Irene Machado, trouxe a turma 5º c que contou a história do ” Caracol que queria mudar de planeta.

Todas as Atividades

Os alunos do 9ºB, em contexto da semana da leitura e no último dia da mesma 13-4-2018, declamaram poemas para os colegas do 2º e 3º ciclos, tendo-se deslocado ao 1º ciclo onde também declamaram poemas alusivos à infância e leram um livro.
Na sala do 2º A, tiveram o privilégio de ouvir vários poemas (memorizados) nas vozes dos mais pequenos. Esta atividade contou com a supervisão da Professora Diná Marques.

Turma 9º B- Fotos

É com enorme regozijo que informamos que teremos dois alunos do nosso Agrupamento de Escolas de Ponte de Lima a representar-nos na fase distrital do Concurso Nacional de Leitura 12ª edição, que irá decorrer no próximo dia 17 de maio na biblioteca de Vila Nova de Cerveira.
Ficam os nossos parabéns aos alunos que venceram na fase regional realizada na Biblioteca Municipal de Ponte de Lima dia 13-4-2018, Sebastião Miguel de Abreu Lima Batista, aluno do 3ºBF do Centro Educativo da Facha, que venceu na categoria do 1º ciclo e à aluna Eva Rebelo Armada Direito, na categoria Secundário.
De referir ainda que a aluna Ana Luísa Silva Azevedo, do 5ºA da Escola da Correlhã, ficou a centésimas de atingir a passagem a fase distrital.