Visita de Estudo do 9º Ano – 2018

Atividades — By on 17/04/2018 10:58

No dia 12 de abril realizou-se uma visita de estudo ao Porto destinada aos alunos do 9º ano da escola da Correlhã. Da parte da manhã, visitaram uma exposição organizada pela Universidade do Porto intitulada “ 16ª Mostra sobre Ensino, Ciência e Inovação”.
Nesta visita, os alunos tiveram oportunidade de tomar conhecimento dos projetos, avanços científicos desenvolvidos nos diversos centros de investigação da Universidade do Porto, bem como participar em várias demonstrações e módulos interativos relacionados com os cursos desta Universidade e respetivas áreas do conhecimento. Contactaram com investigadores, professores, estudantes das 14 faculdades com quem puderam esclarecer as suas dúvidas.
No Palácio de Cristal teve lugar o almoço, um pic-nic onde alunos e professores acompanhantes confraternizaram debaixo das árvores e em mesas com guarda-sóis. Apesar do mau tempo, era notória a boa disposição dos alunos que se divertiram, alimentando pavões, gaivotas e galináceos que por ali circulavam livremente e sem medo.
Na parte da tarde os alunos visitaram o Museu Militar do Porto.
À chegada observaram-se, no parque, algumas Peças de Artilharia usadas pelo Exército Português, desde o séc. XVI até ao 3º quartel do séc. XX. Depois os alunos, divididos em dois grupos, visitaram a sala das miniaturas, onde puderam visualizar em escala reduzida a evolução da história militar, desde a Antiguidade até aos nossos dias, com realce para a importância da cidade do Porto nos grandes acontecimentos político-militares dos últimos 200 anos; e o Pavilhão de Armas, onde contactaram com armamento, equipamentos e outros artefactos militares dos Exércitos Portugueses, desde o séc. XVI à Guerra Colonial (1961-1974).
A visita, guiada pelo sargento-chefe David Caetano e pela guia Teresa Coelho, captou a atenção para a participação de Portugal na 1ª Guerra Mundial, com enfoque para o Centenário da Batalha de La Lys, mas também para muitos outros períodos da nossa História, nomeadamente a Guerra Colonial, o Liberalismo e a participação do Porto na afirmação do republicanismo, designadamente, o 31 de Janeiro de 1891.

Os professores: Isabel Durana
e Horácio Magalhães