Cientista por um Dia…

Atividades — By on 19/06/2018 16:02

No dia 14 de Junho os alunos do 4º ano da Escola da Correlhã participaram na atividade “ Cientista por uma dia “ do Plano Anual de Atividades, e que se realizou nos laboratórios de Físico-Química e de Ciências.
No laboratório de Físico- Química foram realizadas atividades experimentais simples, algumas delas relacionadas com conteúdos lecionados durante o 1º ciclo. Os alunos participaram, observaram e interpretaram fenómenos do dia a dia, alguns deles relacionados com as combustões, utilização dos combustíveis, alertando para um consumo eficiente da energia e utilização de novas fontes energéticas, tendo sido demonstrado o funcionamento de um mini painel fotovoltaico. Observaram fenómenos da reflexão da luz, entre outros. Estas atividades culminaram com a garrafa- foguetão que muito divertiu os alunos.
No laboratório de Ciências Naturais os alunos tiveram oportunidade de contactar com minerais, rochas e fósseis e de compreender a sua importância no nosso dia-a-dia. Puderam ainda simular uma erupção vulcânica e realizar um jogo sobre reciclagem. Relacionado com a vida, os alunos observaram diversos seres, fizeram observações à lupa e ao microscópio e tiveram mesmo oportunidade de montar o modelo anatómico humano. Em todas estas atividades tivemos a colaboração da aluna Beatriz Matos do 8º A.
Esta tarde passada nos laboratórios de Ciências Naturais e de Físico-Química foram do agrado dos alunos que demonstraram interesse, tendo colocado questões, e executado algumas das atividades com curiosidade e empenho.
As professoras
Glória Brito