Clube Europeu

Clube Europeu, Projetos / Exposições — By on 14/12/2009 8:34

O  Clube Europeu da Escola EB 2/3 da Correlhã foi criado no ano lectivo 2005 /2006 por iniciativa de um grupo de professores, tendo em vista promover, na comunidade educativa, um verdadeiro espírito europeu e contribuir para a diminuição do isolamento cultural, social e económico a que as zonas rurais estão inevitavelmente votadas.

Neste momento o Clube Europeu tem parcerias financeiras com várias empresas locais e autarquia.

O Clube Europeu tem como objectivos:

• Criar entre os seus membros um verdadeiro espírito europeu e transmiti-lo, por todos os meios ao seu alcance, aos outros membros da comunidade em questão inseridos.
  • Promover, com apoio das entidades competentes, acções de dinamização tendentes a uma melhor informação sobre:
    • A Europa (aspectos geográficos, históricos, culturais, económicos, etc.);
    • As instituições Europeias (estrutura, funcionamento, objectivos, etc.);
    • Os Estados Membros da União Europeia e do Conselho da Europa (a vida política, social, cultural, etc.);
    • O património cultural e natural da Europa;
    • Os problemas com que se defronta a Europa Contemporânea;
    • Os objectivos da integração europeia;
  • Contribuir para a compreensão do pluralismo europeu, nas suas semelhanças e nas suas diferenças.
  • Contribuir para a compreensão e tolerância recíprocas.
  • Contribuir para uma tomada de consciência relativamente a interdependência europeia e mundial.
  • Contribuir para o sentido de responsabilidade dos alunos -jovens cidadãos europeus – designadamente no que respeita à paz, aos direitos do homem e à defesa e conservação do meio ambiente e do património cultural.

O Clube Europeu procura dar resposta a algumas necessidades diagnosticadas na comunidade escolar

• Dificuldade de linguagem e comunicação;
  • Baixos índices de motivação escolar;
  • Baixo nível de comunicação da escola com o exterior;
  • Sub aproveitamento das potencialidades das TICS no processo de ensino/aprendizagem;
  • Dificuldade em visualizar a Europa como um espaço comum e de acesso livre a oportunidades de ensino e emprego;
  • Dificuldade em desenvolver projectos com dimensão europeia.

Competências a desenvolver

• Levar os jovens a sentirem necessidade de uma constante actualização de conhecimentos;
  • Criar condições de satisfação e felicidade aos elementos da comunidade escolar;
  • Dar intencionalidade cultural a todo o trabalho desenvolvido na Escola, visando o intercâmbio entre valores e culturas;
  • Desenvolver o sentido de apreciação estética do mundo, recorrendo a referências e conhecimentos básicos no domínio das expressões artísticas;
  • Permitir aos alunos trocas de experiências que favoreçam a sua maturidade cívica e sócio-afectiva;
  • Cooperar com outros e trabalhar em grupo;
  • Criar nos alunos um verdadeiro espírito europeu;
  • Desenvolver hábitos de compreensão e tolerância;
  • Desenvolver o sentido da responsabilidade, nomeadamente no que respeita à paz, aos direitos do homem à preservação do ambiente e do património cultural.

Actividades do Clube Europeu ao longo do ano

No 1º período os alunos desenvolvem actividades no âmbito do projecto, acompanhados pelos professores coordenadores, em parceria com os restantes professores da turma:

• Elaboração de trabalhos de investigação:
  • Produção e venda de t-shirts alusiva à vida do Clube Europeu;
  • Concretização de parcerias financeiras com empresas locais e autarquia;

No segundo período é criado um grupo de 14 alunos, representante do Clube na escola. Este grupo é seleccionado através de critérios de selecção definidos no início do ano lectivo.

Este grupo organiza, participa e dinamiza  diversas actividades:

• Teatro;
  • Atelier de artes;
  • Conferência sobre a Europa;
  • Exposições

No 3º Período o grupo desenvolve actividades no âmbito dos objectivos do Clube Europeu, em sintonia com o PEE e PCT:

• Organização de uma feira;
  • Organização de um jantar para a comunidade;
  • Semana gastronómica Europeia;
  • Viagem a um país da Comunidade Europeia