Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa

Atividades — By on 15/11/2018 12:00

Realizou-se dia 15-11-2018, Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa, uma palestra interativa com técnicas de Município de Ponte de Lima. Esta palestra contou também com a presença da subdiretora do nosso Agrupamento Dr.ª Helena Rocha de Castro e Professor Viana, que recentemente publicou um livro em braille.
Além dos temas como “ Mãos que Falam”, Dactilologia e curiosidades sobre a linguagem gestual os alunos do 5º e 6ºA puderam interagir e praticar esta linguagem.
A aula prática foi onde os alunos mais se entusiasmaram, os mesmos foram distribuídos em grupos para realizarem tarefas. Um programa pré instalado nos computadores da sala 13 os alunos apreenderam dentro de temas as famílias das palavras e executa-las com linguagem gestual. Foi uma palestra muito enriquecedora onde estes alunos ficaram sensibilizados para o uso desta linguagem usada pela comunidade Surda, que se processa por gestos, expressões faciais e corporais sendo percetível através da visão.