Palestra sobre Violência na Escola.

Atividades — By on 29/01/2019 15:51

Dia 24 de janeiro de 2019 fomos ao anfiteatro da nossa escola para assistir a uma Palestra cujo título era ”A violência na escola-Bullying.”Quando chegamos, cada qual sentou-se onde quis.
As senhoras que nos apresentaram a palestra foram a Dina e a Daniela. A primeira coisa que fizemos foi um jogo onde a Dina perguntava por exemplo, se já alguém se sentiu vítima de bullying e quem se sentiu, levantava-se. A seguir, apresentaram-nos um PowerPoint que nos explicava as diversas formas de fazer bullying que eram: o agressor, os apoiantes da vítima e a própria vítima. Entretanto, começaram a fazer-nos algumas questões e logo de seguida recomeçaram a apresentar o PowerPoint, em que o 1º slide mostrava uma imagem a demonstrar o bullying. Há várias formas de vitimizar colegas por bullying físico, psicológico, socio-emocional, Cibberbullying e bullying verbal. O bullying é fazer uma vez e outra vez e voltar a repetir, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas.
O que está a observar a situação deve sempre chamar alguém ou defender o alvo, e também deve dizer ao agressor para parar.
As consequências para a vítima são: revelar uma baixa autoestima, baixar o rendimento escolar e pode até não querer voltar à escola, por causa do medo de ser outra vez magoado(a).
De seguida, fizemos um jogo em que nos deram uma folha e a Daniela dizia uma forma de bullying, por exemplo: ”Dei um pontapé ao meu colega” e nós tínhamos de amarrotar a folha, até que chegou a um ponto que nem dava para pôr como estava.
Isto mostrava como a vítima ficava magoada ao ser vítima de Bullying. Também tivemos oportunidade de ver um vídeo, que falava de umas meninas a fazer bullying e alguns senhores a ajudar a vítima e a defendê-la.
Eu acho que a Palestra foi muito importante para mim e para os meus colegas porque aprendemos muitas coisas!! Vou estar certamente mais atento a esta problemática.

Texto escrito por Tomás Araújo Lima
Turma: 4ºA Correlhã