Orçamento Participativo das Escolas 2019

Destaque, Informações — By on 31/01/2019 13:53

Para incentivar a responsabilidade e participação cívica dos estudantes foi apresentado em 2017, pelo Ministério da Educação, o “Orçamento Participativo das Escolas”, aprovado pelo Despacho n.º 436-A/2017, de 6 de janeiro.
Assim, avisam-se todos os alunos do 3º ciclo que, mais uma vez, até ao final do mês de fevereiro, poderão elaborar propostas de intervenção com o intuito de beneficiar o espaço escolar e/ou melhorar os processos de ensino-aprendizagem.
O orçamento previsto é de 500€, não podendo os projetos ultrapassar o montante estipulado.
Este ano como o “Dia do Estudante”, dia 24 de março, é um domingo, as propostas estarão sujeitas a uma votação que decorrerá no dia 21 de março. Como eleitores, caberá a todos os alunos pertencentes ao 3º ciclo a escolha da “melhor” proposta.
Após o escrutínio, a proposta vencedora deverá ser planeada e executada até ao final do mês de maio e ano civil, respetivamente.
As propostas deverão ser entregues na secretaria ou enviadas em suporte informático para o endereço eletrónico, orcamentoparticipativocorrelha@gmail.com.
Também, e pela primeira vez, existe a possibilidade de entregar a proposta online, através do site https://opescolas.pt/, no item “ Inscrição de Propostas”.
Cada proposta de orçamento participativo deve:
-Ser subscrita, individualmente, por um estudante proponente, ou em grupo, por um máximo de 5 estudantes proponentes.
-Ser apoiada por, pelo menos, 5% dos estudantes do 3.º ciclo do ensino básico da escola (10 alunos), sendo claramente identificados pelo seu nome, número de estudante e assinatura.
-As propostas são contidas num texto até 1000 palavras, com ou sem imagem ilustrativa, e devem referir expressamente a sua compatibilidade com outras medidas em curso na escola.
Para mais informações, apoio e esclarecimentos no desenvolvimento das propostas deverão, os alunos proponentes, dirigir-se aos diretores de turma ou ao coordenador local, professor Gonçalo Nuno Geraldes Freire.

Formulário OPE 2019

OPE Regulamento 2019