Alunos do 7º Ano Visitam o Porto

Atividades — By on 21/02/2019 15:46

No dia 21 de Fevereiro, realizou-se uma visita de estudo dos alunos de 7º ano ao Planetário e Museu dos Descobrimentos no Porto. Relacionar a evolução do conhecimento do Universo com os avanços da Ciência e promover a cultura científica dos alunos, conhecer e compreender o pioneirismo português no processo de expansão europeu, conhecer os processos de expansão dos Impérios Peninsulares e compreender as transformações decorrentes do comércio à escala mundial foram entre outros, alguns dos objetivos/metas das disciplinas de Físico-Química e História.
No Planetário, os alunos participaram numa sessão de laboratório onde determinaram o seu peso na Lua e em Júpiter. Numa sessão imersiva e comodamente instalados em cadeiras reclináveis observaram o céu noturno, como se utilizassem um telescópio, compreendendo assim a contribuição deste instrumento para descobertas extraordinárias acerca do Cosmos. Numa nave espacial, viajaram virtualmente pelos vários planetas do Sistema Solar, descobrindo as suas características e maravilhando-se com a sua beleza.
Desfrutando de um Sol quentinho, o almoço teve lugar num campo relvado, junto à ponte da Arrábida.
De tarde, os alunos visitaram o World of Discoveries, Museu Interativo e Parque Temático onde tiveram o prazer de ver a reconstrução fantástica da odisseia dos navegadores portugueses em busca de Novos Mundos. Também foi possível descobrir de forma interativa e única, a história que mudou o mundo num encontro de culturas que se propõe homenagear esse período e os bravos que introduziram a noção de globalização.
Tiveram, ainda, a oportunidade de ouvir estórias contadas pelos fantásticos personagens da época, num formato de visita a que muitos já chamam“ História Viva”. Deste modo, nas primeiras salas do museu foi-lhes transmitida toda a informação sobre os Descobrimentos de forma interativa, o que é muito apelativo.
Por fim, relaxaram enquanto viajavam de barco pelos quatro cantos do mundo, imaginando-se nas passagens por onde os portugueses andaram à descoberta do mundo, cruzando-se com coisas maravilhosas nunca antes vistas.
Todos os alunos adoraram a visita de estudo, tiveram um comportamento exemplar e participaram ordenadamente em todas as atividades. Estão de parabéns!

As professoras
Isabel Durana e Maria José Gouveia