Semana da Matemática

Atividades — By on 02/05/2011 6:41

Decorreu na nossa escola, entre 14 e 23 de Março, a “Semana da Matemática”. Neste período cada turma visitou, com o seu respectivo professor da disciplina de Matemática, a sala 13, espaço preparado para os receber e cativar com a variedade de actividades nele disponibilizadas.

Com a preparação desta actividade, os docentes de matemática pretenderam fomentar o gosto pela disciplina, dar a conhecer o aspecto lúdico da Matemática, criar espírito de equipa e motivar os alunos. Assim, foram apresentados neste espaço, várias ilusões ópticas, estereogramas e jogos, uns já conhecidos, outros nem por isso.

Foi nessa semana que, durante 90 minutos, libertamos os alunos do “fardo” que para alguns é a aula de matemática, e lhes permitimos saborear o outro lado da disciplina.

Os jogos disponibilizados não foram os de sorte ou azar, mas sim de estratégia, e com estes os alunos viram-se obrigados a desenvolver estratégias para ganhar, pelo que desta forma (a tentar, a observar e a analisar) puderam desenvolver o raciocínio lógico.

No sentido de evidenciar a parte lúdico/pedagógica de Matemática, a actividade foi alargada ao 4º ano do 1º ciclo. Assim, no dia 31 de Março os alunos que frequentam a EBI da Correlhã tiveram a possibilidade de experimentar novos jogos e desta forma “aprender” brincando.

No dia 19 de Maio irão, também, participar os alunos do Centro Educativo da Facha.