Visita de estudo Alunos do 8º ano da Correlhã

Atividades — By on 26/04/2019 17:09

No dia 27 de Março, realizou-se uma visita de estudo dos alunos de 8º ano ao Centro de Ciência Viva , Paço dos Duques e Castelo em Guimarães. Promover atividades culturais de complementaridade e enriquecimento do currículo, fomentar o gosto pelo património histórico, promover a cultura científica dos alunos e a experimentação como meio para o desenvolvimento da educação em Ciência foram alguns dos objetivos/metas das disciplinas de História, Físico-Química e Ciências.
No âmbito da disciplina de Físico-Química, os alunos participaram em módulos interativos relacionados com a propagação do som e aplicações tecnológicas nas áreas da comunicação. Experimentaram simuladores de comunicações espaciais e na área da robótica tiveram oportunidade de verificar que os robots podem realizar várias tarefas e estão cada vez mais presentes nas nossas vidas, quer em casa, indústria, etc. Realizaram experiências com robots de sensores de cor, som e luz.
No âmbito da disciplina de Ciências os alunos participaram em vários ateliers relacionados com as interações entre subsistemas terrestres, atmosfera, hidrosfera, biosfera e geosfera. Aprofundaram conhecimentos sobre as trocas de matéria e energia entre seres vivos, através da construção de cadeias alimentares e pirâmides ecológicas. No que respeita à reciclagem dos plásticos, foi oferecido a cada aluno, um porta-chaves com as iniciais, C.C.V. obtido a partir de garrafas de plástico que foram recicladas no momento.
No que respeita à disciplina de História, os alunos tiveram oportunidade de visitar o Paço dos Duques de Bragança, do século XV, a Capela de S. Miguel, do estilo românico e o belíssimo Castelo, que significa o ” Berço da Nacionalidade”. Assim, é do conhecimento de todos a frase “Aqui Nasceu Portugal”.

Todos os alunos adoraram a visita de estudo, tiveram um comportamento exemplar e participaram ordenadamente em todas as atividades. Estão de parabéns!

As professoras
Glória Brito, Isabel Durana