Ação de Formação: Atividades Promotoras do Desenvolvimento da Criança

Destaque, Informações — By on 17/10/2019 9:33

O Município de Ponte de Lima leva a cabo ações de formação para estimular o desenvolvimento de atividades e competências de índole pedagógica com o objetivo de favorecer um progresso profissional harmonioso que culmine na melhoria das relações dos agentes educativos. A iniciativa prevê a divulgação de ferramentas para uso em contexto escolar para transformar o trabalho numa tarefa mais agradável e frutífera. Assim, foi concebida a Ação de Formação: Atividades Promotoras do Desenvolvimento da Criança, a ser ministrada na EB da Correlhã. Esta ação surge da necessidade de preparar os profissionais para a ação em Equipa, dotando-os de ferramentas/instrumentos e competências que promovam a sua articulação mútua. A Escola atual exige o desenvolvimento de uma cultura Organizacional que evidencie uma forte identidade, apropriável não só pelos colaboradores internos como pela restante comunidade escolar – Encarregados de Educação, pais e outros atores locais de relevância.

A ação visa capacitar os/as participantes para:

Planeamento e execução de tarefas em equipa;
Promoção de espírito de Equipa e sentimentos de pertença/identificação às respetivas comunidades escolares;
Estabelecimento de estratégias para o envolvimento da comunidade escolar em projetos mobilizadores e promotores da respetiva coesão/identidade;
Agir em conjunto para resolver desafios que se colocam atualmente à escola, como sejam, a comunicação eficiente com as crianças e encarregados de educação; a gestão da sala de aula e áreas comuns (corredores e recreio); o bullying; o uso proveitoso das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação.

Calendarização: em Horário: pós-laboral (das 18.00 às 21.00 horas) nos dias 04, 06, 08, 11, 13, 15, 18, 20 de novembro num total de 25h, sujeito a confirmação junto do grupo.

Observando a pertinência das ações, os profissionais educativos poderão verificar uma melhoria individual do seu desempenho bem como dos padrões de desempenho dos próprios alunos.

Habilitação mínima exigida: 9.º ano de escolaridade.

Inscrições até dia 25-10-2019, ligue por favor: 258 900 120.