Como se propaga a luz?

Clube da Ciência — By on 09/05/2011 9:44

Os alunos do 4º ano turma B, estudam fenómenos relacionados com a luz e visão  no laboratório de físico-química, realizando experiências para verificar como se propaga a luz. Utilizando uma mangueira colocaram numa das extremidades uma lanterna muito pequena acesa e espreitaram através da outra extremidade. Verificaram que só observavam a luz quando a mangueira estava esticada. Chegaram assim à conclusão que a luz se propaga em linha recta. Realizaram mais uma actividade com cartões alinhados na vertical, furados no centro e através dos orifícios fizeram incidir a luz de uma lanterna. Deslocando um dos cartões verificavam que a luz não passava através do orifício do cartão seguinte. Mais uma vez chegaram à conclusão que a luz se propaga em linha recta. Durante as actividades, os alunos registaram o que observaram e responderam a questões de uma ficha.

Os professores

Isabel Durana ( Professora de Físico-Química)

Marco Chaves ( Professor do 4º ano B)