Parlamento dos Jovens na Assembleia da República

Atividades — By on 13/05/2011 9:56

No âmbito do Programa Parlamento dos Jovens,   3 alunos da nossa escola participaram no encontro nacional que se realizou  na Assembleia da República nos dias 2 e 3 de Maio de 2011. Uma experiência única na vida destes alunos que com honra e dignidade representaram o nosso Agrupamento. No final visitaram as galerias, corredores e o local onde democraticamente se elaboram as leis da Nação, o Senado.

Trouxeram também a história da sala do Senado, esta  resulta da reformulação da Sala do Capítulo do convento beneditino, segundo projecto do arquitecto Jean François Colson, e foi inaugurada em 1867 para acolher a Câmara dos Pares.

De planta semicircular e disposição em hemiciclo, a sala organiza-se com tribunas simples em cada extremo e uma reservada em posição central, duas ordens de camarotes que se sucedem em grupos de 15 com duas varandas superiores de metal forjado, e separadas por uma série de 22 colunas em mármore, de capitel compósito com o escudo nacional e as quinas. O pavimento é em parquet de madeira de carvalho com embutidos de pau-cetim. O tecto, revestido de estuque, foi pintado a grisaille, em tromp l’oeil, simulando cartelas em baixos-relevos com motivos geométricos e figurativos, da autoria do pintor-decorador E. Cotrim, responsável também por decorações semelhantes no Palácio da Ajuda.
Uma clarabóia em vidro fosco proporciona iluminação zenital natural a todo o espaço.

A sala do