Projeto Erasmus+ “Surfing Our Roots”

Destaque, Erasmus + — By on 08/02/2021 15:52

Na sexta-feira, dia 5 de fevereiro de 2021, terminou a nossa mobilidade virtual na Lituânia, do projeto ERASMUS+ “Surfing our Roots”, com a duração de 5 dias. Este projeto subordina-se ao tema do Património Cultural, interligando as Tecnologias de Informação e Comunicação com a participação de 6 escolas de 5 países diferentes (Lituânia, Turquia, Grécia, Países Baixos e Portugal). A escola coordenadora, da Lituânia, foi a nossa anfitriã neste primeiro encontro virtual com alunos e professores na plataforma Zoom. (um total de mais ou menos 45 participantes).
Todas as manhãs, ao longo de três horas, em cada sessão, conversamos, discutimos, construímos e partilhamos ideias, atividades e produtos finais.
A semana iniciou com a partilha de canções tradicionais de cada país, uma visita guiada pela capital da Lituânia, Vilnius, e uma aula em Inglês, em direto de Miami, EUA.
Ao longo da semana, visualizamos vídeos sobre o património cultural material e imaterial da Lituânia, construímos um e-book em comum no Canva com as receitas tradicionais de cada país, um mapa em comum no ZeeMaps, assinalado com os locais do património cultural UNESCO nos cinco países. Também houve tempo para feedback e partilha no Mentimeter e para jogar no Kahoot, respondendo a questionários sobre a Lituânia e Portugal. Foi, igualmente, interessante a partilha das bandas desenhadas sobre lendas e contos tradicionais, ilustradas pelos alunos de cada país, numa primeira fase sobre as suas próprias lendas e numa segunda fase sobre a forma como visualizavam as lendas dos outros países.
O último dia do encontro culminou com uma apresentação do património cultural da Lituânia, através do Google Earth; a elaboração de vídeos de curta-metragem, utilizando o Lumen5, de pontos turísticos em Vilnius e a análise das diferentes escolhas de cada grupo/país, aquando da apresentação do seu vídeo ao grande grupo.
Ao longo da semana, as nossas alunas Maria Martins, Mariana Casanova, Inês Amorim e Inês Almeida, participaram ativamente em todas as atividades, sempre alegres, bem-dispostas e ávidas por aprender algo novo, registando e dando feedback através de um diário de viagem virtual. (ver link abaixo)
Foi uma semana intensa, produtiva e muito enriquecedora. Todos os participantes, alunos e professores, beneficiaram com a partilha, dando origem a mais ideias para futuros projetos e encontros, quer virtuais, quer presenciais.
Um bem-haja a todos os envolvidos, que tornaram este encontro um sucesso!

A equipa Erasmus +,
Merceana Silva