“SURFING OUR ROOTS”

Destaque, Erasmus + — By on 16/03/2021 12:32

O projeto ERASMUS+ “Surfing our Roots” está a chegar ao fim. Foram dois anos e meio de várias atividades realizadas a nível de escola e a nível europeu que enriqueceram as vidas pessoais, profissionais e escolares de alunos e professores de cinco países diferentes (Lituânia, Turquia, Grécia, Países Baixos e Portugal).
Ao longo dos trinta meses, houve muita partilha, aprendizagem e criação de laços afetivos, através das novas amizades criadas.
Das cinco mobilidades físicas previstas com alunos, só foi possível realizar três, no ano de 2019 (Portugal, Países Baixos e Grécia). As últimas mobilidades (Turquia e Lituânia) foram realizadas virtualmente devido à pandemia.
Assim, na semana de 1 a 5 de fevereiro de 2021, decorreu a primeira mobilidade virtual que teve como anfitriã a Lituânia, com diversas atividades interativas, utilizando a plataforma Zoom, mobilidade esta que já foi noticiada e documentada pelos professores e alunas que participaram.
Na passada sexta-feira, dia 12 de março de 2021, terminou a segunda mobilidade virtual e última do projeto, desta vez tendo a Turquia como anfitriã.
Com mais ou menos 40 participantes, alunos e professores dos cinco países reuniram todas as tardes ao longo de cinco dias para assistir, participar, interagir e aprender, sobre vários aspetos do património cultural da Turquia e do mundo, tema ao qual o projeto está subordinado.
Ao longo da semana, entre a visualização de vários vídeos sobre a escola Boğazkale Middle School, locais de património cultural como Hattuşa, Capadócia, Istambul e monumentos importantes da cultura turca, houve tempo para a realização de vários questionários Kahoot, maioritariamente sobre a Turquia, mas também sobre os outros países da parceria, espaços e momentos lúdico-pedagógicos de muita aprendizagem. Para além dos vídeos e Kahoots, vários trabalhos e documentários foram apresentados sobre contos tradicionais e lendas turcas, provérbios e adivinhas, música e instrumentos tradicionais turcos e ainda, os pratos tradicionais. Houve, igualmente, tempo para uma pequena formação na utilização da ferramenta Powtoon e apresentação dos resultados da mesma.
A equipa portuguesa, constituída pelos alunos Ana Lima do 9ºB, Bruna Soares, Daniela Costa e José Francisco Guerra do 9ºC, e os professores Merceana Silva, Manuela Silva e José Negrão, saíu deste encontro com o sentido de missão cumprida e grata por toda a partilha e colaboração.
Este projeto, que se iniciou em outubro de 2018 com três turmas do 7ºano, chega ao fim em março de 2021, com os mesmos alunos que agora se encontram no 9ºano. Este final será só no papel, pois as experiências interculturais vividas e as amizades que daí advieram irão perdurar por muito mais.
Um bem-haja a todos os envolvidos que tornaram não só este encontro um sucesso, mas também todo o projeto!
A equipa Erasmus +,
Merceana Silva