Erasmus+


___________________________________________________________________________________________________________________________________________

Com a presença da Dr.ª Manuela Araújo Diretora do Agrupamento de Escolas de Ponte de Lima, o Sr. Vereador da Educação Dr. Paulo Sousa, Dona Fátima Oliveira e Sr. Laranjo Presidentes da Junta da Correlhã e Facha os representantes pelo projeto Erasmus + Profª Manuela Silva, Professor Negrão e Profª Merceana Silva que também foi a mestre de cerimonia , realizou-se dia 25-2-2019 a abertura oficial e acolhimento dos países representados neste projeto Erasmus+ com as delegações da Grécia, Lituânia, Holanda e Turquia.
Que seja uma semana proveitosa para todos.

Álbum de Fotos

Vídeo Inaugural

Beleza e Moda em Santa Luzia

MINHO DIGITAL – Semanário do Alto Minho
À Sexta-feira – Director: Manso Preto – Diretora Adjunta: Vanessa Reitor
Edição nº196 de 1 de Março de 2019

Dia 28 de fevereiro, a Pousada de Santa Luzia, recebeu no âmbito do Projeto Erasmus+ “Surfing Our-Roots”, os parceiros europeus das escolas da Turquia, Holanda, Grécia e Lituânia, cooperantes com a Escola EB1/JL da Correlhã, no projeto e programa subordinado ao tema Património Cultural.

Erasmus+ mais é um programa da União Europeia para a Educação, formação, Juventude e desporto e visa proporcionar oportunidades de partilha de conhecimentos e experiências no quadro de instituições e organizações de diferentes países.

Isabel Lima em ambiente acolhedor, mergulhando no património, ofereceu, aos cooperantes com a Escola EB1/JI da Correlhã, uma brilhante intervenção homenageando a cultura portuguesa. Dotada de um sentido estético, enalteceu as reminiscências do passado inovando nos pormenores e em aspetos onde a inovação é decisiva enquanto espaço físico e cultural.

Para um mundo globalizado, o objectivo primordial da intervenção, foi criar uma dinâmica abrangente e actual como salvaguarda, conservação, investigação e divulgação do património investindo fortemente nas referências da sociedade de hoje e potencializando a importância da arte como património cultural.

Na projeção deste conceito e para servir um projeto internacional inovador, Isabel Lima aproveitou a profusão artística com Sara Fernandes ao piano, Maria Lima no canto, Inês Vilares e Lara Quintela no bailado, e as distintas e afirmativas modelos que desfilaram propostas como instrumento artístico, bem como a maquilhadora Catarina Neto, num encontro pertinente e feliz sobre o património cultural.

Minho Digital

Erasmus + Crianças Especiais “My best Sports day”

Dia 4-4-2019 decorreu no pavilhão multiusos da Escola EBI/JI da Correlhã o encontro Concelhio dos alunos com necessidades Educativas Especiais. Neste encontro que engloba os Países da Eslovénia, Itália, Suécia, Turquia e Portugal cada país tem o seu jogo tradicional e europeu especifico onde por rotação todos os alunos poderam participar. Um processo de inclusão que promoveu nas crianças a envolvência no desporto. No final foram distribuídas medalhas para todos os alunos. Foi uma manhã muito feliz.
Fica o agradecimento e os parabéns a todos.

Álbum de fotos

Vídeo

A terceira mobilidade de intercâmbio de alunos e professores do Projeto ERASMUS+ “Surfing Our Roots” 2018-2020, na qual a EBI/JI da Correlhã está inserida, conjuntamente com os países Lituânia, Turquia, Holanda e Grécia, decorreu de 30 de setembro a 4 de outubro em Amaliada, Grécia.
A semana foi preenchida com variadíssimas atividades na escola 3o 12/Thesio Oloimero Dimotiko Sxoleio Amaliadas e visitas de estudo às cidades de Amaliada, Patras, Olimpia e Élida, com vista a explorarem museus educacionais e arqueológicos, sítios arqueológicos; conhecerem a adega mais antiga da Grécia (Achaia Clauss) e uma Igreja Ortodoxa. Foi, sem dúvida, uma semana de interação intercultural, aprendizagens, cooperação e novas amizades.
Agradecemos com saudade todos os professores e funcionários da escola 3o 12/Thesio Oloimero Dimotiko Sxoleio Amaliadas, e às famílias de acolhimento de Amaliada pela sua enorme e carinhosa hospitalidade.
Foi uma semana que indubitavelmente fará parte da história de vida de cada um dos intervenientes.

Profª Merceana Silva

Dia 11-10-2019 sexta-feira às 11 horas os alunos que participaram no recente ERASMUS+ Days vão falar sobre a sua experiência na mobilidade à Grécia, para os colegas do 8º ano.

No âmbito do Projeto ERASMUS+ “Surfing Our Roots” 2018-2020 e a celebração dos dias de ERASMUS #ERASMUSDAYS (10, 11 e 12 de outubro), decorreu no dia 11 de outubro às 11:00, no auditório da EBI/JI da Correlhã uma sessão intitulada “Surfing Our Roots in Greece”, onde os alunos, juntamente com as professoras que participaram no encontro e intercâmbio em Amaliada, Grécia na semana de 30 de setembro a 4 de outubro, contaram as suas aprendizagens e experiências interculturais. Desta forma, através da palavra, fotos e vídeos, partilhamos as nossas vivências.

Na sexta-feira, dia 5 de fevereiro de 2021, terminou a nossa mobilidade virtual na Lituânia, do projeto ERASMUS+ “Surfing our Roots”, com a duração de 5 dias. Este projeto subordina-se ao tema do Património Cultural, interligando as Tecnologias de Informação e Comunicação com a participação de 6 escolas de 5 países diferentes (Lituânia, Turquia, Grécia, Países Baixos e Portugal). A escola coordenadora, da Lituânia, foi a nossa anfitriã neste primeiro encontro virtual com alunos e professores na plataforma Zoom. (um total de mais ou menos 45 participantes).
Todas as manhãs, ao longo de três horas, em cada sessão, conversamos, discutimos, construímos e partilhamos ideias, atividades e produtos finais.
A semana iniciou com a partilha de canções tradicionais de cada país, uma visita guiada pela capital da Lituânia, Vilnius, e uma aula em Inglês, em direto de Miami, EUA.
Ao longo da semana, visualizamos vídeos sobre o património cultural material e imaterial da Lituânia, construímos um e-book em comum no Canva com as receitas tradicionais de cada país, um mapa em comum no ZeeMaps, assinalado com os locais do património cultural UNESCO nos cinco países. Também houve tempo para feedback e partilha no Mentimeter e para jogar no Kahoot, respondendo a questionários sobre a Lituânia e Portugal. Foi, igualmente, interessante a partilha das bandas desenhadas sobre lendas e contos tradicionais, ilustradas pelos alunos de cada país, numa primeira fase sobre as suas próprias lendas e numa segunda fase sobre a forma como visualizavam as lendas dos outros países.
O último dia do encontro culminou com uma apresentação do património cultural da Lituânia, através do Google Earth; a elaboração de vídeos de curta-metragem, utilizando o Lumen5, de pontos turísticos em Vilnius e a análise das diferentes escolhas de cada grupo/país, aquando da apresentação do seu vídeo ao grande grupo.
Ao longo da semana, as nossas alunas Maria Martins, Mariana Casanova, Inês Amorim e Inês Almeida, participaram ativamente em todas as atividades, sempre alegres, bem-dispostas e ávidas por aprender algo novo, registando e dando feedback através de um diário de viagem virtual. (ver link abaixo)
Foi uma semana intensa, produtiva e muito enriquecedora. Todos os participantes, alunos e professores, beneficiaram com a partilha, dando origem a mais ideias para futuros projetos e encontros, quer virtuais, quer presenciais.
Um bem-haja a todos os envolvidos, que tornaram este encontro um sucesso!

A equipa Erasmus +,
Merceana Silva
José Negrão
Manuela Silva

Veja os diários aqui.

Vai decorrer, entre os dias 8 e 12 de março, mais uma viagem virtual para terminar este projeto, desta vez à Turquia. Continuando a ser impossível fazê-la fisicamente, contentar-nos-emos em ver, falar e trabalhar com os nossos parceiros e amigos da Turquia, Lituânia, Países Baixos e Grécia, no sentido de trocar experiências e apresentar os trabalhos realizados pelos alunos.
A título de curiosidade, deixamos aqui algumas informações básicas sobre este país: a língua oficial é o turco e a sua capital é Ancara, no centro de seu território. A moeda é a lira turca. A maioria de seus nacionais segue o islamismo (cerca de 99% da população é muçulmana). Istambul é, no entanto, a cidade mais conhecida e mais cosmopolita.
Desta vez, “levaremos” connosco os alunos Francisco Guerra (9ºC); Daniela Costa (9ºC); Bruna Soares (9ºC) e Ana Beatriz Lima (9ºB). Eles irão acompanhar e escrever os diários desta jornada, “Viajando pela Turquia”. Sigam-nos atentamente no site ou no Facebook da nossa escola.

A equipa Erasmus+,
Merceana Silva
José Negrão
Manuela Silva

O projeto ERASMUS+ “Surfing our Roots” está a chegar ao fim. Foram dois anos e meio de várias atividades realizadas a nível de escola e a nível europeu que enriqueceram as vidas pessoais, profissionais e escolares de alunos e professores de cinco países diferentes (Lituânia, Turquia, Grécia, Países Baixos e Portugal).
Ao longo dos trinta meses, houve muita partilha, aprendizagem e criação de laços afetivos, através das novas amizades criadas.
Das cinco mobilidades físicas previstas com alunos, só foi possível realizar três, no ano de 2019 (Portugal, Países Baixos e Grécia). As últimas mobilidades (Turquia e Lituânia) foram realizadas virtualmente devido à pandemia.
Assim, na semana de 1 a 5 de fevereiro de 2021, decorreu a primeira mobilidade virtual que teve como anfitriã a Lituânia, com diversas atividades interativas, utilizando a plataforma Zoom, mobilidade esta que já foi noticiada e documentada pelos professores e alunas que participaram.
Na passada sexta-feira, dia 12 de março de 2021, terminou a segunda mobilidade virtual e última do projeto, desta vez tendo a Turquia como anfitriã.
Com mais ou menos 40 participantes, alunos e professores dos cinco países reuniram todas as tardes ao longo de cinco dias para assistir, participar, interagir e aprender, sobre vários aspetos do património cultural da Turquia e do mundo, tema ao qual o projeto está subordinado.
Ao longo da semana, entre a visualização de vários vídeos sobre a escola Boğazkale Middle School, locais de património cultural como Hattuşa, Capadócia, Istambul e monumentos importantes da cultura turca, houve tempo para a realização de vários questionários Kahoot, maioritariamente sobre a Turquia, mas também sobre os outros países da parceria, espaços e momentos lúdico-pedagógicos de muita aprendizagem. Para além dos vídeos e Kahoots, vários trabalhos e documentários foram apresentados sobre contos tradicionais e lendas turcas, provérbios e adivinhas, música e instrumentos tradicionais turcos e ainda, os pratos tradicionais. Houve, igualmente, tempo para uma pequena formação na utilização da ferramenta Powtoon e apresentação dos resultados da mesma.
A equipa portuguesa, constituída pelos alunos Ana Lima do 9ºB, Bruna Soares, Daniela Costa e José Francisco Guerra do 9ºC, e os professores Merceana Silva, Manuela Silva e José Negrão, saíu deste encontro com o sentido de missão cumprida e grata por toda a partilha e colaboração.
Este projeto, que se iniciou em outubro de 2018 com três turmas do 7ºano, chega ao fim em março de 2021, com os mesmos alunos que agora se encontram no 9ºano. Este final será só no papel, pois as experiências interculturais vividas e as amizades que daí advieram irão perdurar por muito mais.
Um bem-haja a todos os envolvidos que tornaram não só este encontro um sucesso, mas também todo o projeto!
A equipa Erasmus +,
Merceana Silva
José Negrão
Manuela Silva

Você é o Visitante nº

contador de acesso grátis

Muito Obrigado!