Palestra e exposição promovida pela turma 9ºC

Atividades, Biblioteca — By on 22/06/2021 15:39

Na quinta feira, dia 17 de junho de 2021, no âmbito da disciplina de Cidadania, a nossa turma realizou dois projetos sobre dois temas: Sexualidade e Saúde Mental. Estes dois temas foram escolhidos por nós, pois embora sejam assuntos frequentemente abordados, nem todos conhecem realmente a sua importância.
Com a realização destes trabalhos, ficamos a conhecer melhor ambos os temas, permitindo-nos aprofundar os nossos conhecimentos. Para o projeto sobre a sexualidade, montamos uma pequena exposição, no recinto escolar, onde foram expostos quatro subtemas, nomeadamente: o aborto, o assédio sexual, a orientação sexual e os métodos contracetivos. Além da exposição, foi realizada uma sondagem, onde os alunos puderam responder de forma anónima a duas perguntas, sendo elas: “Já descobriste a tua sexualidade?” e “Tens algum tipo de preconceito com outras sexualidades diferentes da tua?”. No caso da temática “saúde mental”, demos uma palestra às duas turmas do 9º ano e ainda fizemos um kahoot sobre o mesmo. Para terminar, consideramos ter sido muito importante para nós a elaboração destes projetos, não só porque enriquecemos a nossa aprendizagem, assim como, aprendemos a trabalhar e a colaborar em grupo, a saber gerir o stress e o nervosismo, por exemplo, no caso da palestra.
Agradecemos de novo à Professora Cristina Sousa pela disponibilidade e pela ajuda, prestada durante todo o processo e também, a todos os Alunos e Professores que participaram nas atividades.

Professora Cristina Sousa