Erasmus+


___________________________________________________________________________________________________________________________________________

Com a presença da Dr.ª Manuela Araújo Diretora do Agrupamento de Escolas de Ponte de Lima, o Sr. Vereador da Educação Dr. Paulo Sousa, Dona Fátima Oliveira e Sr. Laranjo Presidentes da Junta da Correlhã e Facha os representantes pelo projeto Erasmus + Profª Manuela Silva, Professor Negrão e Profª Merceana Silva que também foi a mestre de cerimonia , realizou-se dia 25-2-2019 a abertura oficial e acolhimento dos países representados neste projeto Erasmus+ com as delegações da Grécia, Lituânia, Holanda e Turquia.
Que seja uma semana proveitosa para todos.

Álbum de Fotos

Vídeo Inaugural

Beleza e Moda em Santa Luzia

MINHO DIGITAL – Semanário do Alto Minho
À Sexta-feira – Director: Manso Preto – Diretora Adjunta: Vanessa Reitor
Edição nº196 de 1 de Março de 2019

Dia 28 de fevereiro, a Pousada de Santa Luzia, recebeu no âmbito do Projeto Erasmus+ “Surfing Our-Roots”, os parceiros europeus das escolas da Turquia, Holanda, Grécia e Lituânia, cooperantes com a Escola EB1/JL da Correlhã, no projeto e programa subordinado ao tema Património Cultural.

Erasmus+ mais é um programa da União Europeia para a Educação, formação, Juventude e desporto e visa proporcionar oportunidades de partilha de conhecimentos e experiências no quadro de instituições e organizações de diferentes países.

Isabel Lima em ambiente acolhedor, mergulhando no património, ofereceu, aos cooperantes com a Escola EB1/JI da Correlhã, uma brilhante intervenção homenageando a cultura portuguesa. Dotada de um sentido estético, enalteceu as reminiscências do passado inovando nos pormenores e em aspetos onde a inovação é decisiva enquanto espaço físico e cultural.

Para um mundo globalizado, o objectivo primordial da intervenção, foi criar uma dinâmica abrangente e actual como salvaguarda, conservação, investigação e divulgação do património investindo fortemente nas referências da sociedade de hoje e potencializando a importância da arte como património cultural.

Na projeção deste conceito e para servir um projeto internacional inovador, Isabel Lima aproveitou a profusão artística com Sara Fernandes ao piano, Maria Lima no canto, Inês Vilares e Lara Quintela no bailado, e as distintas e afirmativas modelos que desfilaram propostas como instrumento artístico, bem como a maquilhadora Catarina Neto, num encontro pertinente e feliz sobre o património cultural.

Minho Digital

Erasmus + Crianças Especiais “My best Sports day”

Dia 4-4-2019 decorreu no pavilhão multiusos da Escola EBI/JI da Correlhã o encontro Concelhio dos alunos com necessidades Educativas Especiais. Neste encontro que engloba os Países da Eslovénia, Itália, Suécia, Turquia e Portugal cada país tem o seu jogo tradicional e europeu especifico onde por rotação todos os alunos poderam participar. Um processo de inclusão que promoveu nas crianças a envolvência no desporto. No final foram distribuídas medalhas para todos os alunos. Foi uma manhã muito feliz.
Fica o agradecimento e os parabéns a todos.

Álbum de fotos

Vídeo

A terceira mobilidade de intercâmbio de alunos e professores do Projeto ERASMUS+ “Surfing Our Roots” 2018-2020, na qual a EBI/JI da Correlhã está inserida, conjuntamente com os países Lituânia, Turquia, Holanda e Grécia, decorreu de 30 de setembro a 4 de outubro em Amaliada, Grécia.
A semana foi preenchida com variadíssimas atividades na escola 3o 12/Thesio Oloimero Dimotiko Sxoleio Amaliadas e visitas de estudo às cidades de Amaliada, Patras, Olimpia e Élida, com vista a explorarem museus educacionais e arqueológicos, sítios arqueológicos; conhecerem a adega mais antiga da Grécia (Achaia Clauss) e uma Igreja Ortodoxa. Foi, sem dúvida, uma semana de interação intercultural, aprendizagens, cooperação e novas amizades.
Agradecemos com saudade todos os professores e funcionários da escola 3o 12/Thesio Oloimero Dimotiko Sxoleio Amaliadas, e às famílias de acolhimento de Amaliada pela sua enorme e carinhosa hospitalidade.
Foi uma semana que indubitavelmente fará parte da história de vida de cada um dos intervenientes.

Profª Merceana Silva

Dia 11-10-2019 sexta-feira às 11 horas os alunos que participaram no recente ERASMUS+ Days vão falar sobre a sua experiência na mobilidade à Grécia, para os colegas do 8º ano.

No âmbito do Projeto ERASMUS+ “Surfing Our Roots” 2018-2020 e a celebração dos dias de ERASMUS #ERASMUSDAYS (10, 11 e 12 de outubro), decorreu no dia 11 de outubro às 11:00, no auditório da EBI/JI da Correlhã uma sessão intitulada “Surfing Our Roots in Greece”, onde os alunos, juntamente com as professoras que participaram no encontro e intercâmbio em Amaliada, Grécia na semana de 30 de setembro a 4 de outubro, contaram as suas aprendizagens e experiências interculturais. Desta forma, através da palavra, fotos e vídeos, partilhamos as nossas vivências.

Na sexta-feira, dia 5 de fevereiro de 2021, terminou a nossa mobilidade virtual na Lituânia, do projeto ERASMUS+ “Surfing our Roots”, com a duração de 5 dias. Este projeto subordina-se ao tema do Património Cultural, interligando as Tecnologias de Informação e Comunicação com a participação de 6 escolas de 5 países diferentes (Lituânia, Turquia, Grécia, Países Baixos e Portugal). A escola coordenadora, da Lituânia, foi a nossa anfitriã neste primeiro encontro virtual com alunos e professores na plataforma Zoom. (um total de mais ou menos 45 participantes).
Todas as manhãs, ao longo de três horas, em cada sessão, conversamos, discutimos, construímos e partilhamos ideias, atividades e produtos finais.
A semana iniciou com a partilha de canções tradicionais de cada país, uma visita guiada pela capital da Lituânia, Vilnius, e uma aula em Inglês, em direto de Miami, EUA.
Ao longo da semana, visualizamos vídeos sobre o património cultural material e imaterial da Lituânia, construímos um e-book em comum no Canva com as receitas tradicionais de cada país, um mapa em comum no ZeeMaps, assinalado com os locais do património cultural UNESCO nos cinco países. Também houve tempo para feedback e partilha no Mentimeter e para jogar no Kahoot, respondendo a questionários sobre a Lituânia e Portugal. Foi, igualmente, interessante a partilha das bandas desenhadas sobre lendas e contos tradicionais, ilustradas pelos alunos de cada país, numa primeira fase sobre as suas próprias lendas e numa segunda fase sobre a forma como visualizavam as lendas dos outros países.
O último dia do encontro culminou com uma apresentação do património cultural da Lituânia, através do Google Earth; a elaboração de vídeos de curta-metragem, utilizando o Lumen5, de pontos turísticos em Vilnius e a análise das diferentes escolhas de cada grupo/país, aquando da apresentação do seu vídeo ao grande grupo.
Ao longo da semana, as nossas alunas Maria Martins, Mariana Casanova, Inês Amorim e Inês Almeida, participaram ativamente em todas as atividades, sempre alegres, bem-dispostas e ávidas por aprender algo novo, registando e dando feedback através de um diário de viagem virtual. (ver link abaixo)
Foi uma semana intensa, produtiva e muito enriquecedora. Todos os participantes, alunos e professores, beneficiaram com a partilha, dando origem a mais ideias para futuros projetos e encontros, quer virtuais, quer presenciais.
Um bem-haja a todos os envolvidos, que tornaram este encontro um sucesso!

A equipa Erasmus +,
Merceana Silva
José Negrão
Manuela Silva

Veja os diários aqui.

Vai decorrer, entre os dias 8 e 12 de março, mais uma viagem virtual para terminar este projeto, desta vez à Turquia. Continuando a ser impossível fazê-la fisicamente, contentar-nos-emos em ver, falar e trabalhar com os nossos parceiros e amigos da Turquia, Lituânia, Países Baixos e Grécia, no sentido de trocar experiências e apresentar os trabalhos realizados pelos alunos.
A título de curiosidade, deixamos aqui algumas informações básicas sobre este país: a língua oficial é o turco e a sua capital é Ancara, no centro de seu território. A moeda é a lira turca. A maioria de seus nacionais segue o islamismo (cerca de 99% da população é muçulmana). Istambul é, no entanto, a cidade mais conhecida e mais cosmopolita.
Desta vez, “levaremos” connosco os alunos Francisco Guerra (9ºC); Daniela Costa (9ºC); Bruna Soares (9ºC) e Ana Beatriz Lima (9ºB). Eles irão acompanhar e escrever os diários desta jornada, “Viajando pela Turquia”. Sigam-nos atentamente no site ou no Facebook da nossa escola.

A equipa Erasmus+,
Merceana Silva
José Negrão
Manuela Silva

O projeto ERASMUS+ “Surfing our Roots” está a chegar ao fim. Foram dois anos e meio de várias atividades realizadas a nível de escola e a nível europeu que enriqueceram as vidas pessoais, profissionais e escolares de alunos e professores de cinco países diferentes (Lituânia, Turquia, Grécia, Países Baixos e Portugal).
Ao longo dos trinta meses, houve muita partilha, aprendizagem e criação de laços afetivos, através das novas amizades criadas.
Das cinco mobilidades físicas previstas com alunos, só foi possível realizar três, no ano de 2019 (Portugal, Países Baixos e Grécia). As últimas mobilidades (Turquia e Lituânia) foram realizadas virtualmente devido à pandemia.
Assim, na semana de 1 a 5 de fevereiro de 2021, decorreu a primeira mobilidade virtual que teve como anfitriã a Lituânia, com diversas atividades interativas, utilizando a plataforma Zoom, mobilidade esta que já foi noticiada e documentada pelos professores e alunas que participaram.
Na passada sexta-feira, dia 12 de março de 2021, terminou a segunda mobilidade virtual e última do projeto, desta vez tendo a Turquia como anfitriã.
Com mais ou menos 40 participantes, alunos e professores dos cinco países reuniram todas as tardes ao longo de cinco dias para assistir, participar, interagir e aprender, sobre vários aspetos do património cultural da Turquia e do mundo, tema ao qual o projeto está subordinado.
Ao longo da semana, entre a visualização de vários vídeos sobre a escola Boğazkale Middle School, locais de património cultural como Hattuşa, Capadócia, Istambul e monumentos importantes da cultura turca, houve tempo para a realização de vários questionários Kahoot, maioritariamente sobre a Turquia, mas também sobre os outros países da parceria, espaços e momentos lúdico-pedagógicos de muita aprendizagem. Para além dos vídeos e Kahoots, vários trabalhos e documentários foram apresentados sobre contos tradicionais e lendas turcas, provérbios e adivinhas, música e instrumentos tradicionais turcos e ainda, os pratos tradicionais. Houve, igualmente, tempo para uma pequena formação na utilização da ferramenta Powtoon e apresentação dos resultados da mesma.
A equipa portuguesa, constituída pelos alunos Ana Lima do 9ºB, Bruna Soares, Daniela Costa e José Francisco Guerra do 9ºC, e os professores Merceana Silva, Manuela Silva e José Negrão, saíu deste encontro com o sentido de missão cumprida e grata por toda a partilha e colaboração.
Este projeto, que se iniciou em outubro de 2018 com três turmas do 7ºano, chega ao fim em março de 2021, com os mesmos alunos que agora se encontram no 9ºano. Este final será só no papel, pois as experiências interculturais vividas e as amizades que daí advieram irão perdurar por muito mais.
Um bem-haja a todos os envolvidos que tornaram não só este encontro um sucesso, mas também todo o projeto!
A equipa Erasmus +,
Merceana Silva
José Negrão
Manuela Silva


___________________________________________________________________________________________________________________
No âmbito do projeto Erasmus +, Puzzling Europe, na semana de 21 a 28 de novembro de 2021, os alunos Carolina Varajão, Beatriz Correia, Leonardo Amorim do 7º A e o aluno Eduardo Lima do 8º D, acompanhados pelas professoras Conceição Lisboeta e Margarida Lopes deslocaram-se a Zwonitz, na Alemanha. Esta foi a primeira mobilidade do projeto, que se iniciou em ambiente online em 2020 devido ao estado pandémico. Durante esta mobilidade os alunos realizaram diferentes visitas e atividades na escola e na cidade de acolhimento, assim como nas cidades vizinhas (Dresden e Annberg). Mais uma vez, a EBI/JI da Correlhã procura alargar a dimensão europeia da comunidade escolar através da participação num projeto sobre aspetos os culturais das diferentes comunidades envolvidas.

____________________________________________________________________________________________________________________

No âmbito do projeto ERASMUS+ KA229 “Climate Change and Biodiversity”, os alunos da EBI/JI da Correlhã fizeram uma recolha de peças de vestuário que já não usavam. Esta campanha decorreu entre os dias 1 e 17 de dezembro de 2021, alertando para a necessidade dos 3 R’s da sustentabilidade (reduzir, reutilizar e reciclar). As peças recolhidas foram doadas à Loja Social em Bertiandos dia14-01-2022.
Nota:
Um cidadão emite, em média 10 toneladas CO2 por ano.
Comprar uma T-shirt de algodão implica emitir para a atmosfera 2,1 kg de co2.
Uma T-shirt de polyester implica emitir 5,5 kg co2.
Uma árvore, em média, é capaz de absorver 15,6 Kg de CO2 por ano.
Sabendo que cada pessoa em média consome anualmente uma média de 11,4 Kg de roupa, poderíamos dizer que cada pessoa é responsável pela emissão de 442 Kg de CO2 ao ano, só com o consumo de têxtil. Para termos uma ideia da dimensão deste dado, significa uma emissão equivalente à emissão correspondente a conduzir um carro durante uns 2.400 Km.

Eramus+ Project KA229 “Climate Change and Biodiversity” 2020-2023
Uma parceria de cinco escolas de quatro países:
Islândia Finlândia Chipre (2 escolas) Portugal

A primeira mobilidade – intercâmbio de curta duração de alunos – decorreu entre os dias 21 a 25 de Março, 2022.
Foi uma semana incrível, cheia de experiências extraordinárias. Foram cinco dias passados a reencontrar e fazer novas amizades; a partilhar costumes e culturas; a vivenciar aulas numa escola Portuguesa e oficinas interessantes relacionadas com o tema do nosso projeto; a visitar as vilas e cidades de Ponte de Lima, Viana do Castelo, Arcos de Valdevez (Passadiços de Sistelo) e Braga; a viver em harmonia com a serra, o campo, o mar, o rio, as pessoas e as cidades; a disseminar tolerância e paciência, descobrindo que no fundo somos todos iguais, somos humanos e temos um só lar, a Terra. Não há limites, limites só existem nas nossas mentes. Estamos interligados uns com os outros e com o ambiente natural em que vivemos, a natureza e toda a sua beleza.
Uma semana que terminou em lágrimas, de querer mais tempo juntos. Uma semana é muito curta, mas uma semana é o suficiente para criar laços eternos.
Todas as memórias ficarão para sempre gravadas nos nossos corações.
Obrigado a todos os que tornaram possível esta semana extraordinária: a Direção, os assistentes operacionais e técnicos do agrupamento, professores, a Câmara Municipal de Ponte de Lima e os Presidentes de todas as Juntas de Freguesia da Correlhã , Seara, Facha e Vitorino das Donas, a Associação de Pais da Correlhã e da Facha e por último, mas não menos importante, todas as maravilhosas famílias que acolheram os alunos da Islândia, Finlândia e Chipre, que cuidaram deles como se fossem seus filhos.
Estamos de coração cheio. Muita gratidão a todos os envolvidos!

Eramus+ Project KA229 “Climate Change and Biodiversity” 2020-2023
Our partnership is made up of five schools from 4 countries:
Iceland Finland Cyprus (2 schools) Portugal
The first mobility – short-term exchange of groups of pupils – took place between the 21st and 25th of March, 2022.
It was an incredible week of extraordinary experiences. Five days spent reuniting and making new friendships; sharing and exchanging customs and cultures; experiencing Portuguese curriculum and interesting workshops in our classrooms related to the topic of our project; visiting the towns and cities of Ponte de Lima, Viana do Castelo, Arcos de Valdevez (Passadiços de Sistelo) and Braga; experiencing living in harmony with the mountains, the countryside, the sea, the river, the people and the cities; spreading tolerance and patience and discovering deep down we are all the same; we are human and we only have one home, Earth. There are no boundaries; boundaries only exist in our minds. We are interconnected with each other and with the natural environment we live in, nature and all its glory and beauty.
A week that ended in tears, of wanting more time together. One week is too short, but one week is enough to create everlasting bonds.
All the memories will remain forever etched in our hearts.
Thank you to all who made this extraordinary week possible: all the staff of the school, Headmaster’s Office, teachers, teachers aids/assistants and secretaries, the Mayor’s Office of the town of Ponte de Lima and the Presidents of all the Parish Councils of Correlhã, Seara, Facha and Vitorino das Donas, the Parents’ Association of Correlhã and Facha and last, but not least, all the wonderful families who hosted the students from Iceland, Finland and Cyprus, who took care of them as if they were their own children.
We are filled with joy and gratitude!

Foto Painel

Fotos 1

Fotos 2

Fotos 3

Fotos 4

Jornal AltoMinho 23-3-2022

Receção Erasmus+ 2022
Vídeo receção Erasmus+
_________________________________________________________________________________________________________

Eramus+ Project KA229 “Climate Change and Biodiversity” 2020-2023
Uma parceria de cinco escolas de quatro países:
Islândia Finlândia Chipre (2 escolas) Portugal
A segunda mobilidade de intercâmbio de curta duração de alunos decorreu entre os dias 1 a 7 de maio de 2022.
A viagem começou com uma breve estadia em Malta, onde tivemos a oportunidade de visitar a capital, Valeta, as Três Cidades (Vittoriosa, Senglea e Cospicua) e S. Julião.
Logo de seguida, partimos para o Chipre para dar início às atividades deste intercâmbio. Assistimos e participamos na cerimónia de abertura, na plantação de árvores, nos jogos tradicionais, nos “workshops” sobre culinária biológica, pintura de murais e decoupage em madeira, nas sessões de trabalho e na cerimónia de despedida e jantar; nas visitas de estudo ao Museu Tradicional, à quinta biológica Riverland, ao parque para os diversos jogos ao ar livre, ao Centro de Consciencialização Ambiental em Cabo Greco, ao lago salgado com flamingos, ao Hala Sultan Tekke ou Mesquita de Umm Haram, ao Castelo Antigo, à Igreja de São Lázaro e muito mais. Todas as delegações partilharam ideias, discutiram e prepararam mais atividades interessantes para os nossos alunos, aumentando a consciencialização sobre o aquecimento global, as alterações climáticas e a biodiversidade, trabalhando e rumando juntos para ajudar a preservar o único planeta que temos. A todos os nossos parceiros cipriotas, professores e alunos das duas escolas e suas famílias, o nosso muito obrigado por nos acolher, por todo o trabalho árduo, por planear e organizar as diversas atividades. Um agradecimento especial às famílias acolhedoras que receberam os nossos alunos em suas casas e cuidaram deles como se fossem seus filhos. Durante uma semana, os nossos alunos vivenciaram a vida de um estudante cipriota. Foi uma semana cheia de intercâmbio cultural e interação, aprendendo e cooperando uns com os outros. Regressamos aos nossos países mais ricos em conhecimentos, experiências, aventuras e nostálgicos por tudo quanto vivenciamos.
Bem-haja a todos pelas memórias fantásticas! Ficarão para sempre gravadas nos nossos corações!
Eramus+ Project KA229 “Climate Change and Biodiversity” 2020-2023
Our partnership is made up of five schools from 4 countries:
Iceland Finland Cyprus (2 schools) Portugal
The second short-term exchanges of groups of pupils took place between the 1st and the 7th of May, 2022, in Cyprus.
The trip started with a sojourn in Malta, where we had the opportunity to visit the capital, Valletta, the Three Cities (Vittoriosa, Senglea and Cospicua) and St. Julian’s.
Soon after, we left for Cyprus to start the activities of this exchange. We attended and participated in the opening ceremony, tree planting, traditional games, workshops on organic cooking, wall painting and decoupage on wood, the work sessions and farewell ceremony and dinner; the outdoor excursions to the Traditional Museum, Riverland Bio Farm, outdoor games, the Environmental Awareness Center in Cape Greco, the Salt Lake with flamingos, the Hala Sultan Tekke or the Mosque of Umm Haram, the Old Castle, the Church of Saint Lazarus and so much more. All the partners shared ideas, discussed and prepared more interesting activities for our students, raising awareness on global warming, climate change and biodiversity, working together to help preserve the only planet we have to live on. To all our Cypriot partners, teachers and students from both schools and their families, our sincere thank you for welcoming us, for all your hard work, for planning and organizing the various activities. A special thank you to the host families, who welcomed our students into their homes and took care of them as if they were their own. For a week, our students experienced the life of a Cypriot student. It was a week of cultural exchanges and interaction, learning and cooperating with each other. We all returned to our own countries richer in knowledge, experience and with a great feeling of nostalgia.
Thank you all for the amazing memories. Forever grateful and forever in our hearts!

Fotos

Eramus+ Project KA229 “Climate Change and Biodiversity” 2020-2023.
Parceria entre escolas da Islândia, Finlândia, Chipre (2 escolas) e Portugal.
Vídeo realizado pelos anfitriões, os parceiros Cipriotas, com o resumo das atividades desenvolvidas durante a segunda mobilidade de intercâmbio de curta duração de alunos, que decorreu entre os dias 1 a 7 de maio de 2022.

Video

Semanário AltoMinho nº1585 de 11 de maio de 2022.

Testemunho de Lara Quintela sobre “Erasmus” Chipre 2022.
Lara Quintela
_________________________________________________________________________________________________________

Visita à Finlândia 2022

No âmbito do projeto Erasmus “Puzzling Europe”, dois professores e cinco alunos da Escola Básica Integrada da Correlhã, deslocaram-se à Finlândia, Hanko, no passado dia dois de maio.
No primeiro dia percorreram as ruas de Helsínquia onde ficaram a conhecer alguns dos seus monumentos mais icónicos.
Nos seis dias de permanência, os vários países envolvidos, Portugal, Eslovénia, Finlândia, Chipre, Grécia e Alemanha, mostraram e partilharam as tradições e os costumes da sua região.
De entre as atividades realizadas destacam-se os jogos tradicionais de cada um dos países. Os alunos chegaram à conclusão de que todos eles eram jogados no nosso país. Puderam experimentar, também, dois jogos tipicamente finlandeses: Finnish Baseball e Disk Golf.
Tiveram ainda a oportunidade de confecionar um dos nossos pratos tradicionais, Bacalhau à Brás, na sua versão original e vegana.
Ainda relacionada com a temática gastronómica os alunos visitaram em Helsínquia o Hotel and Restaurant Museum.
Os alunos ficaram ainda a conhecer o ponto mais a sul da Finlândia após uma caminhada junto do mar Báltico.
Os alunos e professores experienciaram momentos únicos em termos pessoais e culturais.

Mais Fotos

Semanário AltoMinho nº 1586 de 18 de maio 2022.


_________________________________________________________________________________________________________

Projeto Erasmus+ KA229
“Climate Change and Biodiversity”
Limpeza da Praia Norte e Visita à ETAR

Com as secas cada vez mais frequentes em todo o planeta, enfrentamos um grave problema de falta de água. Além do problema das secas, há a poluição das águas dos rios, lagos e oceanos. Além de ser essencial para a sobrevivência humana, também é importante para o desenvolvimento socioeconómico dos países.

A poluição aquática pode ser considerada toda água tóxica que não pode ser bebida ou utilizada em atividades essenciais como a agricultura. Além disso, é uma fonte que causa mais de 500.000 mortes anualmente no planeta.

Os principais poluentes da água incluem bactérias, vírus, parasitas, fertilizantes, pesticidas, medicamentos, plásticos, resíduos e até substâncias radioativas.

Os plásticos, que levam cerca de 20 a 500 anos para se decompor, estão cada vez mais presentes em nossas vidas. Se não forem devidamente reciclados, podem acabar nos oceanos como acontece na Ilha de Plástico do Pacífico, o chamado sétimo continente (triplica o tamanho da França e é o maior depósito de lixo oceânico do mundo com 1,8 trilião de pedaços de plástico flutuante).

Tudo isto para dizer que a turma do 7ºB da Escola EBI/JI da Correlhã, no âmbito do projeto Erasmus+, deslocou-se à Praia Norte, em Viana do Castelo, no dia 9 de junho de 2022. Os alunos recolheram sete sacos de lixo, cheios de plásticos que poderiam acabar na Ilha de Plástico. Também houve tempo para visitar uma ETAR onde foi feita uma visita guiada de todo o processo.

Mara Cerqueira, Francisca Gomes, Dinis Fernandes e Inês Carvalho
Nº11, 7, 4 e 13
7ºB

Você é o Visitante nº

contador de acesso grátis

Muito Obrigado!